Gaudium news > Primeira paróquia pessoal para poloneses na Espanha é erigida em Valência

Primeira paróquia pessoal para poloneses na Espanha é erigida em Valência

Espanha – Valência (Sexta-feira, 16-11-2018, Gaudium Press) O Cardeal Arcebispo de Valência, Antonio Cañizares, anunciou que a primeira paróquia pessoal para os poloneses na Espanha será erigida na Diocese de Valência, e estará dedicada à padroeira da Polônia, Nossa Senhora de Czestochowa.

Primeira paróquia pessoal para poloneses na Espanha é erigida em Valência 1.jpg

“A igreja diocesana de Valência se sente enriquecida pelo dom que Deus lhe concede de uma nova paróquia para os fiéis cristãos da Polônia, e sois já uma parte muito querida desta Diocese”, afirmou o purpurado aos fiéis durante uma Missa celebrada na Catedral, em ação de graças pelo centenário da recuperação da soberania nacional polonesa após 123 anos de ocupação do país pelas potências estrangeiras.

Recordando a história do cristianismo polonês, o Arcebispo de Valência afirmou aos poloneses que eles são “exemplo e testemunho de que, como dizia Santa Teresa, ‘somente Deus basta'”.

A paróquia pessoal para os poloneses erigida em Valência tem sua sede no templo de Nossa Senhora do Rosário, no bairro de Canyamelar, e servirá uma população de quatro mil poloneses, dos quais mais de dois mil e quinhentos estão estabelecidos na capital valenciana e em sua área metropolitana, de acordo com fontes da comunidade polonesa em Valência.

Primeira paróquia pessoal para poloneses na Espanha é erigida em Valência 2.JPG

Ao término da Santa Missa, o Cardeal Cañizares entronizou um ícone de Nossa Senhora de Czestochowa em uma das capelas da Catedral e em seguida se dirigiu até uma imagem em bronze do Papa São João Paulo II, diante da qual os fiéis poloneses interpretaram o hino da padroeira de seu país.

O sacerdote polonês Czeslaw Piela, titular da nova paróquia pessoal polonesa agradeceu ao Arcebispo de Valência por “conceder-nos esta grande honra de celebrar esta festa já como ‘paróquia pessoal’ polonesa. Isto nunca será esquecido”.

Já o cônsul honorário da Polônia em Valência, Ramón Sentís, evocou a Santo Alberto Chmielowski, Santa Faustina Kowalska, São Maximiliano, o Beato Jerzy Popieluszko e São João Paulo II, aos quais descreveu como “claros exemplos da espiritualidade cristã e católica da Polônia mais recente e claro sinal da profunda Fé da Polônia atual”.

Primeira paróquia pessoal para poloneses na Espanha é erigida em Valência 3.JPG

Há anos a Diocese de Valência atende aos fiéis católicos procedentes da Polônia na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, onde o sacerdote Czeslaw Piela, natural do mesmo país, celebra missa em polonês todos os domingos às 18h.

Devido seu crescimento e vitalidade, o Cardeal achou conveniente criar uma paróquia pessoal que garantisse os direitos dos fiéis, para que possam celebrar e testemunhar a Fé conforme seus costumes próprios, integrados na Igreja particular de Valência.

A paróquia pessoal funcionará como uma paróquia específica com suas Missas, catequeses, reuniões e encontros que terão instrumentos pastorais e jurídicos próprios. Como todas as paróquias, contará com um arquivo paroquial próprio, com os livros de Batismos, matrimônios, confirmação e exéquias, conforme as disposições diocesanas e apresentará anualmente o balanço de contas. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas