Gaudium news > Mosteiros de Turim se unem para celebrar a ‘Jornada Pro Orantibus 2018’

Mosteiros de Turim se unem para celebrar a ‘Jornada Pro Orantibus 2018’

Itália – Turim (Segunda-feira, 19-11-2018, Gaudium Press) Por ocasião da Jornada ‘Pro Orantibus’, que a Igreja Universal celebra no dia 21 de novembro -festa da Apresentação da Santíssima Virgem- com o objetivo de orar pelas religiosas e religiosos de clausura, e dar a conhecer seu importante papel, os mosteiros da Diocese de Turim se reúnem em uma única celebração no próximo sábado 17 de novembro.

Mosteiros de Turim se unem para celebrar a 'Jornada Pro Orantibus 2018'.jpg

O evento ocorrerá às 16h no Mosteiro da Visitação de Moncalieri através de uma Missa Solene presidida pelo Cardeal Severino Poletto, Arcebispo Emérito de Turim, e concelebrada pelo Padre Sabino Frigato, Vigário Episcopal para a Vida Consagrada. Participarão representantes dos diferentes mosteiros presentes na jurisdição eclesial italiana.

O objetivo da celebração, é fazer da Vida Consagrada Contemplativa um sinal concreto e testemunhar sua presença na Igreja, tomando como inspiração a Constituição Apostólica ‘Vultum Dei quarere’ do Papa Francisco sobre a vida contemplativa feminina.

“Com este encontro desejamos perseguir vários objetivos, entre eles fazer conhecer os mosteiros presentes na Região Pastoral Piemontesa; difundir a profecia da vida contemplativa acolhendo o convite do Papa Francisco a participar na construção de um mundo mais humano e, portanto mais evangélico”, assinalaram as religiosas que promovem a iniciativa, entre elas a Congregação de Irmãs de São José Benedicto Cottolengo, que são citadas por ‘La Voce E il Tempo’, meio de comunicação vinculado com a Diocese de Turim.

A comemoração, ainda dará continuidade a uma série de eventos que vem sendo animados na Região de Piemonte para dar a conhecer o papel da Vida Contemplativa e estreitar laços de comunhão entre os mosteiros. Um primeiro momento, aconteceu no início de 2018, onde houve uma aproximação entre os mosteiros; um segundo, em março passado, no qual as instituições de Vida Contemplativa compartilharam experiências e suas dificuldades, para posteriormente apresentar um projeto comum; e dar passagem a outro encontro em setembro na Pequena Casa da Divina Providência, que contou com a participação do Padre Sebastiano Paciolla, Subsecretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica da Santa Sé.

A comemoração da Jornada ‘Pro Orantibus’ em Turim, continuará no domingo, 18 de novembro com a recitação das Vésperas, seguido de Adoração Eucarística, às 18h no Convento das Carmelitas Descalças.

Para o dia 21 de novembro, já na festa da Apresentação de Maria no Templo, se preveem encontros de oração em vários mosteiros da Diocese italiana, entre eles o das Clarissas Capuchinhas, a Visitação de Maria e o Carmelo, onde ocorrerão celebrações Eucarísticas, jornadas de Adoração Eucarística, a recitação da Liturgia das Horas, além da renovação dos votos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas