Gaudium news > Conferência Episcopal do Uruguai elege novo presidente

Conferência Episcopal do Uruguai elege novo presidente

Uruguai – Montevidéu (Segunda-feira, 19-11-2018, Gaudium Press) Os Bispos uruguaios reunidos em sua segunda Assembleia Plenária ordinária anual, em Florida, elegeram as novas autoridades da Conferência Episcopal para o período 2019-2021.

Conferência Episcopal do Uruguai elege novo presidente.png

Dom Arturo Fajardo, Bispo de San José de Mayo foi eleito como presidente da Conferência Episcopal do Uruguai. O Bispo de Mercedes, Dom Carlos Collazzi, foi escolhido para ser o vice-presidente. E como secretário-geral foi designado Dom Milton Tróccoli, Bispo de Maldonado-Punta del Este.

Os cargos serão assumidos no início da próxima Assembleia Plenária, no dia 1º de abril de 2019.

Nascido na cidade de Aiguá, no dia 17 de julho de 1961, Arturo Eduardo Fajardo Bustamante, ingressou no Seminário Maior Interdiocesano Cristo Rei no dia 16 de fevereiro de 1981. Cursou Filosofia e Teologia no Instituto Teológico do Uruguai Dom Mariano Soler.

Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 08 de maio de 1988 pelo Papa João Paulo II, na cidade de Florida, para a Diocese de Minas. Foi pároco da paróquia San José em Minas (1990-1992) e pároco na paróquia San Carlos Borromeo na cidade de José Pedro Varela, no departamento de Lavalleja (1994-1996). Posteriormente se desempenhou como reitor do Seminário Maior Interdiocesano e presidente da Comissão Diretiva da Associação Lar Sacerdotal Dom Jacinto Vera de Montevidéu (2005-2007).

No dia 27 de junho de 2007, o Papa Bento XVI o nomeou Bispo da Diocese de San José de Mayo e sua ordenação episcopal se realizou no dia 08 de setembro do mesmo ano. Em maio de 2009 foi designado como secretário-geral ‘ad hoc’ da Conferência Episcopal do Uruguai. Nas eleições internas da Conferência Episcopal, em novembro de 2009, passou aos serviços de presidente do Departamento de Vocações e Ministérios e da Comissão Nacional de Pastoral Juvenil. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas