Gaudium news > Vaticano divulga agenda do Papa durante a JMJ – Panamá 2019

Vaticano divulga agenda do Papa durante a JMJ – Panamá 2019

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 21-11-2018, Gaudium Press) A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou a programação completa e detalhada da próxima Viagem Apostólica do Papa Francisco ao Panamá.

Vaticano divulga agenda do Papa durante a JMJ - Panamá 2019.jpg

A viagem será realizada por ocasião da realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), na Cidade do Panamá, capital daquele país centro-americano, no período que vai de 23 a 28 de janeiro próximo.

Programação Prevista

O Papa Francisco deve percorrer os 9.500 Km que separa Roma da Cidade do Panamá, partindo da Cidade Eterna em 23 de janeiro do aeroporto de Fiumicino, com destino ao aeroporto internacional Tocumen do Panamá, em um vôo especial que terá a duração de cerca de 13 horas.

Depois da longa viagem, após receber em breve cerimônia, o acolhimento oficial, Francisco dirige-se à nunciatura apostólica.

Boas-vindas

Na quinta-feira, 24 de janeiro, às 9h45 locais terá lugar, na entrada principal da Presidência da República – Palácio das Garças, a Cerimônia de Boas-vindas, seguida da visita de cortesia ao Presidente da República.

No mesmo dia, às 10h40, no Palácio Bolívar -sede do Ministério das Relações Exteriores-, haverá um encontro com as Autoridades, com o Corpo Diplomático e com Representantes da sociedade civil, no qual proferirá seu primeiro discurso em terras panamenhas.

Acolhimento e Abertura da JMJ

Às 11h15 haverá um encontro com os bispos centro-americanos, na igreja de São Francisco de Assis, quando o Papa faz um discurso ao episcopado.

Ainda no mesmo dia 24, às 17h30 locais terá lugar no Campo Santa Maria la Antigua – Cinta Costera, a Cerimônia de Acolhimento e Abertura da JMJ, com discurso do Pontífice.

Liturgia com jovens reclusos

Na sexta-feira, 25 de janeiro, às 10h30, haverá uma liturgia penitencial, com homilia do Santo Padre, celebrada com jovens reclusos do Centro Correcional de Menores Las Garças de Pacora, localidade situada a 46 Km de Cidade do Panamá.

Via-Sacra com os jovens da JMJ

Às 11h50, após o encontro com os jovens presidiários, o Papa retorna à nunciatura apostólica em helicóptero.

Na parte da tarde, às 17h30 locais, terá lugar no Campo Santa Marta la Antigua – Cinta Costera, a Via-Sacra com os jovens, quando haverá um discurso do Pontífice.

Vigília com os jovens no Campo São João Paulo II

No dia de sábado, 26 de janeiro, a programação da agenda do dia de Francisco começa às 9h15 com uma Santa Missa, com homilia do Pontífice, na dedicação do altar da Catedral-Basílica de Santa Maria la Antigua, celebrada com a presença de sacerdotes, consagrados e movimentos leigos.

Às 12h15, almoço com os jovens no Seminário Maior São José.

Ainda no sábado, às 18h30, haverá uma Vigília com os jovens no Campo São João Paulo II – Metro Park, quando o Papa pronunciará outro discurso.

Domingo, 27, Missa conclusiva da JMJ

No domingo, 27 de janeiro, às 8h locais, haverá uma Santa Missa com homilia de Francisco na celebração de encerramento da Jornada Mundial da Juventude, no Campo São João Paulo II – Metro Park. Às 10h45, visita à Casa Lar do Bom Samaritano, na qual o Santo Padre deverá fazer outro discurso.

O Papa e os voluntários da JMJ 2019

Às 16h30, do domingo, deverá acontecer um encontro com os voluntários da JMJ 2019, no Estádio Rommel Fernández, ocasião em que o Papa Francisco deverá proferir seu último discurso dessa Visita Apostólica ao Panama.

Depois deste Encontro, às 18 horas, o Papa dirige-se ao Aeroporto Internacional do Panamá para uma breve cerimônia de despedida.

Voo de volta

O retorno a Roma deve iniciar-se às 18h15 locais, também em voo especial.
Os 9.500 Km serão percorridos em 11h35, com chegada ao aeroporto romano Ciampino prevista para as 11h50 locais de segunda-feira, 28 de janeiro. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas