Gaudium news > Papa recebe participantes do III Encontro Internacional de Corais

Papa recebe participantes do III Encontro Internacional de Corais

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 26-11-2018, Gaudium Press) Encerrou-se no domingo, 25/11, o III Encontro internacional de Corais, que iniciou-se no dia 23 de novembro, ainda dentro das comemorações da Festa de Santa Cecília.

Papa recebe participantes do III Encontro Internacional de Corais.jpg

O evento reuniu mais de 8 mil cantores, músicos e especialistas em música sacra e liturgia de todo o mundo.

Na manhã de sábado, o Papa Francisco prestigiou o Encontro recebendo os participantes do Encontro Internacional na Sala Paulo VI, ocasião em que pronunciou um discurso aos participantes presentes que lotaram a grande Sala.

“Vocês dão voz às emoções que estão no profundo do coração de cada um”

“A música e o canto de vocês são um verdadeiro instrumento de evangelização, na medida em que vocês se tornam testemunhas da profundidade da Palavra de Deus que toca o coração das pessoas e permite uma celebração dos Sacramentos, em particular da Santa Eucaristia, que faz perceber o beleza do paraíso”: “vocês dão voz às emoções que estão no profundo do coração de cada um”, disse Francisco.

Recordou o Papa que a Igreja é chamada a estar próxima das pessoas nos momentos de alegria e de tristeza, para oferecer a elas “a companhia da fé”. Neste sentido, “a música e o canto permitem tornar estes momentos únicos na vida das pessoas, porque permanecem como uma recordação preciosa que marcou suas existências”.

Um Encontro Mundial

Pontífice ressaltou que a presença de corais de tantos países revela a universalidade da Igreja e suas diversas tradições.
Através das música e cânticos da tradição musical de cada povo, se dá voz “também à oração e deste modo se forma um verdadeiro coral internacional, onde o louvor e a glória do seu povo se elevam uníssonos ao Pai”.

Cantos na Celebração Eucarística

Ainda que falemos línguas diferentes,” todos podem compreender a música que cantamos, a fé que professamos e a esperança que nos espera.”

O canto e a música, especialmente na celebração da Eucaristia, afirmou Francisco, deixam evidente que “somos um só Corpo e cantamos a uma só voz a nossa única fé”.

Canto de toda a Assembleia

“Sejam animadores do canto de toda a assembleia e não a substituam, privando o povo de Deus de cantar com vocês e de dar testemunho de uma oração eclesial e comunitária. Vocês que compreenderam mais a fundo a importância do canto e da música, não desvalorizem as outras expressões da espiritualidade popular: as festas patronais, as procissões, as danças e os cantos religiosos do nosso povo são também um verdadeiro patrimônio da religiosidade que merece ser valorizado e apoiado porque é sempre uma ação do Espírito Santo no coração da Igreja”, o Papa que, para concluir afirmou:

Que a música seja um instrumento de unidade para tornar eficaz o Evangelho no mundo de hoje, por meio da beleza que ainda fascina e torna possível acreditar, confiando-se ao amor do Pai. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas