Gaudium news > Anunciado Encontro sobre drogas e vícios, no Vaticano

Anunciado Encontro sobre drogas e vícios, no Vaticano

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 27-11-2018, Gaudium Press) Foi apresentada na Sala de Imprensa da Santa Sé a conferência “Drogas e vícios: um obstáculo ao desenvolvimento humano integral”.

Os promotores do encontram estão certos de que o flagelo do tráfico de drogas favorece a violência e espalha as sementes do sofrimento e da morte e que isso requer um ato de coragem da sociedade.

Anunciado Encontro sobre drogas e vícios no Vaticano.jpg

O tema do Encontro nasce de uma de uma reflexão do Papa Francisco no trabalho de preparação da conferência “Drogas e vícios: um obstáculo ao desenvolvimento humano integral”.

As reuniões serão realizadas no Vaticano, na Sala Nova do Sínodo, de 29 de novembro a 01 de dezembro próximos.
O evento, que foi organizado pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, foi apresentado na última segunda-feira, 26/11, na Sala de Imprensa da Santa Sé.

Variados tipos de drogas, antigas e novas

Dom Charles Namugera, oficial do mesmo Dicastério e organizador da conferência informou que os participantes são provenientes de 63 países e que já chegam a 465 o número dos que registraram-se para participar do evento.

Ainda segundo Dom Namugera, as atenções se diigem para as “antigas e novas drogas”. Com o auxílio de organismos internacionais que tratam do controle de drogas e a prevenção ao crime, será feita, disse o oficial do Dicastério, uma análise sobre “produção, tráfico e consumo” no mundo das chamadas antigas drogas, “cocaína, heroína, cannabis”; enquanto com a colaboração de outros especialistas se falará das “novas drogas, substâncias psicoativas disponíveis na internet, a baixo custo e de forma anônima, como chás”.

Números do vício

Os dados mais recentes em nível internacional dizem respeito às drogas antigas.
Dom Namugera destacou que “em 2015 cerca de 250 milhões de pessoas no mundo usaram drogas pelo menos uma vez e cerca de 30% delas sofrem de distúrbios relacionados ao consumo de droga e precisam de tratamento específico “.

Os Vícios na Internet

O professor Nicolò Pisanu, reitor do Instituto Superior Universitário de Ciências Psicopedagógicas e Sociais “Projeto Homem”, filiado à Pontifícia Universidade Salesiana, esclarece que o Encontro se apresenta como “uma oportunidade para atualizar sobre dependências, entendidas nos significados antigos e mais recentes, portanto vícios de substâncias e de novos vícios da Internet, jogos de azar e dependências sexuais”.

O especialista da Federação Italiana de comunidades terapêuticas acrescenta que os encontros, ao mesmo tempo, querem aprofundar “as questões e os conhecimentos sobre como se desenvolve a tomada de consciência” por parte daqueles que sofrem com esses problemas e “de intervenções educativas e terapêuticas neste campo “. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas