Gaudium news > Cúria Metropolitana de Porto Alegre completa 130 anos de edificação

Cúria Metropolitana de Porto Alegre completa 130 anos de edificação

Rio Grande do Sul – Porto Alegre (Sexta-feira, 30-11-2018, Gaudium Press) Na última quarta-feira, 28, o prédio histórico da Cúria Metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, comemorou 130 anos de sua construção. Para celebrar essa data, foi promovida uma apresentação do Coral da PUCRS, dirigido pelo Maestro Márcio Buzatto, no claustro do edifício. Além disso, o arquiteto e aquarelista, Rodrigo Schiffner, presenteou a Arquidiocese de Porto Alegre com uma obra que reproduz o prédio histórico.

Cúria Metropolitana de Porto Alegre completa 130 de edificação 1.jpg

Na ocasião, foi descerrada uma placa alusiva instalada no centro do claustro junto ao busto de Dom Sebastião Dias Larangeira, Bispo responsável por consolidar a execução da obra, a partir de 1861, com a sua posse após a morte do antecessor Dom Feliciano.

Dom Jaime Spengler, Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, explicou que o prédio da Cúria é “um lugar especial no coração da cidade, uma referência. Não se trata de um amontoado de pedras, mas é aquilo que elas conservam, expressam, indicam. Parte da história da nossa cidade, que indica beleza, beleza que salva. ‘Salus’ na tradução do latim pode ser salvação e saúde e a nossa sociedade precisa de saúde, de salvação. Sejam todos bem-vindos a nossa casa”.

A cerimônia contou também com a apresentação de um vídeo apresentando de forma resumida a história de construção do prédio da Cúria Metropolitana, seguida de um brinde e coquetel.

Estiveram presentes representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul, do Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, de demais instituições culturais, educativas, religiosas e sociais, colaboradores da Arquidiocese de Porto Alegre, imprensa e comunidade.

Cúria Metropolitana de Porto Alegre completa 130 de edificação 2.jpg

O edifício de três níveis, desenhado pelo engenheiro francês Jules Villain e que fez o lançamento da pedra fundamental em 2 de outubro de 1865, levou 23 anos para ser concluído e ocupou a área do antigo cemitério da cidade.

A partir de 1868, o arquiteto alemão Johann Grünewald ficou responsável pela construção. Ao final de 1878, Dom Sebastião transferiu a sua moradia para o Seminário Episcopal Nossa Senhora Madre de Deus e em 15 de fevereiro de 1879 lavrou-se a ata de inauguração do Seminário, que passou a receber os primeiros seminaristas. Mas a obra completa do prédio foi concluída apenas 9 anos depois, em 1888, dois meses após o falecimento de Dom Sebastião. O seminário funcionou até 1912, onde hoje é o prédio administrativo da Arquidiocese de Porto Alegre.

O atual prédio está em processo de restauração e, atualmente abriga o Arquivo Histórico, Tribunal Eclesiástico, Batistério, Residência Episcopal e Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Porto Alegre. O local foi tombado pelo município em 31 de março de 2009. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas