Gaudium news > Serviço informativo dos Bispos poloneses completa 25 anos de existência

Serviço informativo dos Bispos poloneses completa 25 anos de existência

Polônia – Varsóvia (Quinta-feira, 06-12-2018, Gaudium Press) A Agência Informativa Católica (KAI), o órgão informativo dos Bispos da Polônia, celebrou no dia 04 de novembro seu aniversário número 25. A celebração esteve marcada por uma Missa Solene no Santuário de Santa Faustina em Varsóvia, presidida pelo Presidente da Conferência do Episcopado Polonês, Dom Stanislaw Gadecki, a qual se somou uma palestra sobre a atualidade e os desafios da Igreja local, além de uma gala comemorativa.

Serviço informativo dos Bispos poloneses completa 25 anos de existência 1.jpg

“Depois de 25 anos, KAI é uma das agências católicas mais dinâmicas da Europa”, destacou em sua homilia Dom Gadecki. “Está no grupo das três maiores, que inclui a alemã KNA e a austríaca Kathpress. KAI é uma líder na Europa Central e no Leste a este respeito. Durante um quarto de século, a agência se converteu em um elemento permanente na paisagem da Igreja polonesa, e também ganhou uma alta posição no mercado dos meios de comunicação”.

Serviço informativo dos Bispos poloneses completa 25 anos de existência 2.jpg

O prelado orou para implorar a Deus que nunca faltem trabalhadores dos meios que se comportem como verdadeiras testemunhas da verdade. “Ao proclamar a Boa Nova, a KAI deve, de acordo com o princípio de justiça, dar forma à opinião pública no espírito de paz”, indicou o Arcebispo. “Deve dar a informação no espírito de paz, assim como as condições para consegui-la. Dita tarefa está estreitamente relacionada com sua missão educativa”.

Durante a Missa, o editor-chefe da agência, Marcin Przeciszewski, recebeu a distinção papal da Ordem de São Gregório Magno das mãos do Arcebispo. Além disso, durante a gala comemorativa que seguiu à celebração religiosa, recebeu a Cruz do Comandante da Ordem da Polônia Restituta por “mérito sobressalente no trabalho jornalístico e na atividade social”. O reconhecimento, concedido pelo Presidente da Polônia, Andrzej Duda, foi entregue pelo Secretário de Estado, Adam Kwiatkowski.

Serviço informativo dos Bispos poloneses completa 25 anos de existência 3.png

“KAI é a ponte da verdade entre a Igreja e a sociedade”, indicou o Ministro da Ciência e Educação Superior da Polônia, Jaroslaw Gowin. “A ponte sempre está por cima de algo. Hoje são as profundidades da desinformação e a confusão”. Como acréscimo às comemorações, a agência organizou a palestra “Igreja na Polônia: satisfação, esperanças, medos”, com a presença do Arcebispo Henryk Hoser, Bispo emérito de Warszawa-Praga e Enviado Papal a Medjugorje, o Padre Krzysztof Zanussi e vários especialistas da agência informativa. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas