Gaudium news > Maior sino do mundo é fabricado na Polônia

Maior sino do mundo é fabricado na Polônia

Polônia – Cracóvia (Segunda-feira, 10-12-2018, Gaudium Press) O maior sino de badalo do mundo foi produzido em Cracóvia, Polônia. Para a realização desse feito foram necessários 100 trabalhadores.

Maior sino do mundo é fabricado na Polônia 2.jpg

Fabricada em bronze e pesando 55 toneladas, a peça possui mais de 4 metros de altura e um diâmetro de 4,5 metros. Depois de forjado, com montagem, o badalo terá 6 metros de comprimento e seu jugo pesará 10 toneladas.

Até então, o maior sino oscilante do mundo, pesava mais de 36 toneladas e está localizado no balneário japonês de Gotenba, na encosta do Monte Fuji.

Maior sino do mundo é fabricado na Polônia 1.jpg

“Os preparativos e os testes duraram quase quatro anos. Na primeira tentativa, o molde não aguentou e rachou, provocando o vazamento do metal. Foi necessário começar outra vez, e na segunda tentativa obtivemos sucesso”, explicou Piotr Olszewski, proprietário da ‘Jan Felczynski’, uma das três empresas envolvidas na fabricação.

Batizado como ‘Vox Patris’ (‘A voz do Pai’), a peça foi encomendada pelo Santuário Divino Pai Eterno, um dos maiores centros de culto religioso do Brasil, e fará parte do novo templo que está sendo construído em Trindade, Goiás.

Maior sino do mundo é fabricado na Polônia 3.jpg

A ornamentação do sino ilustra a história e atualidade do Santuário em Trindade, além de conter motivos característicos da fauna e flora brasileiras.

O grande desafio agora será seu transporte até o Brasil. Durante o inverno do hemisfério norte, o sino deverá permanecer enterrado no solo para esfriar e chegar ao seu estado final. Em seguida, seguirá de navio em uma viagem que deverá durar aproximadamente um ano.

Fabricantes de sinos poloneses, junto com especialistas da Silésia, também criarão 68 sinos menores para a Basílica do Pai Eterno na Trindade.

Maior sino do mundo é fabricado na Polônia 4.jpg

O Santuário do Divino Pai Eterno começou a ser construído no ano de 2012. Com 12 mil metros quadrados, será o segundo maior do Brasil e o terceiro do mundo, atrás apenas da Basílica de São Pedro, no Vaticano, e do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. As paredes do novo Santuário contarão com mais de 50 mil metros quadrados de mosaicos assinados por um dos maiores artistas sacros da atualidade, o jesuíta esloveno Marko Ivan Rupnik.

Técnicos avaliarão todas as forças do repicar do sino, que será instalado em uma torre de mais de 100 metros, para avaliar seu impacto na construção. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas