Gaudium news > Atentado na Catedral de Campinas deixa quatro mortos

Atentado na Catedral de Campinas deixa quatro mortos

Campinas – São Paulo (Quarta-feira, 12-12-2018, Gaudium Press) A Igreja Católica de Campinas vivenciou um dos episódios mais lamentáveis de sua história. Na tarde desta última terça-feira, 11 de dezembro, um homem entrou na Catedral Metropolitana, e armado, disparou contra os fiéis que acompanhavam o término da missa. A Polícia Militar entrou no templo, atirou no suspeito, que cometeu suicídio logo em seguida.

Atentado na Catedral de Campinas deixa quatro mortos.jpg

Em nota oficial, a Arquidiocese de Campinas afirma que, após o ocorrido, forneceu às autoridades todas as informações possíveis e as gravações do circuito interno de segurança para investigação.

“Lamentamos profundamente o ocorrido. Sofremos com as pessoas que neste momento choram a morte de seus amigos, irmãos e parentes. Pedimos a oração de todos para que estas famílias encontrem em Deus o conforto e a paz”, declara a Arquidiocese.

Além de repudiar todos dos os atos violentos e pedir, mais do que nunca, que sejamos todos promotores da paz, lembrou que a Catedral Metropolitana permanecerá fechada até às 12h desta quarta-feira, 12 de dezembro. Às 12h15, haverá celebração de uma missa em sufrágio das almas dos fiéis falecidos ontem.

“Convidamos a todos para este momento de oração e vigília, pedindo a intercessão da Imaculada Conceição para todos!”, ressalta o comunicado, assinado pelo Monsenhor José Eduardo Meschiatti, administrador diocesano, e pelo Monsenhor Rafael Capelato, pároco da Catedral.

O atentado

O responsável pelo atentado na Catedral Metropolitana de Campinas é Euler Fernando Grandolpho, de 49 anos. Morador em Valinhos, interior paulista, chegou a fazer tratamento contra a depressão, além de ser recluso, conforme dados apurados pela Polícia Civil.

Atentado na Catedral de Campinas deixa quatro mortos.png

Por volta das 13h, Euler entrou com um revolver na Catedral e, ao final da missa, disparou cerca de 20 tiros. O tiroteio deixou cinco pessoas mortas, incluindo o próprio atirador, que cometeu suicídio, e outras quatro feridas.

O Padre Amaury Thomazi, que celebrava a missa na hora em que o atirador invadiu o templo, relata em um vídeo publicado nas redes sociais o acontecido na tarde de ontem. “Eu rezei a missa do meio dia e quinze, e no final da missa uma pessoa entrou atirando e fez algumas vítimas. Ninguém pôde fazer nada, ajudar de forma nenhuma. Mas eu peço a orações de todos, estamos todos bem”, informa o sacerdote.

Em seguida, o Padre Amaury pede aos fiéis para que rezassem pelo atirador que se suicidou e por todos aqueles que foram feridos. “Peçamos a Nossa Senhora Imaculada que interceda por esta Catedral, por estas pessoas, por estas famílias”, completa. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Campinas

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas