Gaudium news > Nomeados bispos para as dioceses de Apucarana (PR) e São João Del Rei (MG)

Nomeados bispos para as dioceses de Apucarana (PR) e São João Del Rei (MG)

Redação (Quarta-feira, 12-12-2018, Gaudium Press) A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, 12 de dezembro, a decisão do Papa Francisco em nomear como bispos Dom Carlos José de Oliveira e Dom José Eudes Campos do Nascimento. Enquanto o primeiro assumirá a Diocese de Apucarana (PR), o segundo ficará à frente do bispado de São João Del Rei (MG).

Monsenhor Carlos José de Oliveira

Atualmente vigário geral da Arquidiocese de Botucatu (SP), é oriundo da cidade paulista. Ingressou no seminário São José e cursou filosofia e teologia na Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção de São Paulo.

Nomeados bispos para as dioceses de Apucarana (PR) e São João Del Rei (MG)

Foi ordenado diácono no dia 8 de dezembro de 1991 e sacerdote em 4 de outubro de 1992. Entre 1994 e 1996, fez o mestrado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Ao regressar da capital italiana, em 1996, assumiu como pároco e reitor do Santuário Nossa Senhora da Piedade, na cidade de Lençóis Paulista (SP). E em 2016, defendeu sua tese de doutorado em Teologia pela PUC-Rio de Janeiro.

O religioso também exerceu diversas funções na arquidiocese e província eclesiástica, além de ter sido fundador e presidente da casa de acolhida “Mãe da Piedade”, destinada para moradores de rua e toxicodependentes.

Dom José Eudes Campos do Nascimento

Transferido da Diocese de Leopoldina (MG), é natural de Barbacena (MG). Estudou filosofia no Instituto Santo Tomás de Aquino, em Belo Horizonte, e cursou teologia no Seminário Arquidiocesano de Mariana. Mais tarde, ordenou-se sacerdote em 22 de abril de 1995, atuando em diversas paróquias da Arquidiocese de Mariana.

Nomeados bispos para as dioceses de Apucarana (PR) e São João Del Rei (MG)

Em 27 de junho de 2012, foi nomeado bispo pelo Papa Bento XVI, recebendo sua sagração episcopal no dia 15 de setembro das mãos de Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo de Mariana, Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora, e Dom Francisco Barroso Filho, bispo emérito de Oliveira. Tomou pose na Diocese de Leopoldina no dia 30 de Setembro de 2012. Seu lema episcopal é “Servus in charitate”, que significa “Servo no amor”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da CNBB

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas