Gaudium news > Brasil acolhe 1º Capítulo da Província América do Sul e África das Scalabrinianas

Brasil acolhe 1º Capítulo da Província América do Sul e África das Scalabrinianas

São Leopoldo – Rio Grande do Sul (Quarta-feira, 12-12-2018, Gaudium Press) A cidade gaúcha de São Leopoldo acolhe desde a última terça-feira, 11 de dezembro o 1º Capítulo Provincial Eletivo da Província América do Sul e África da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo (Scalabrinianas).

Brasil acolhe 1º Capítulo da Província América do Sul e África das Scalabrinianas

O Capítulo – que se encerra em 14 de dezembro – é inspirado no lema “Passai, passai pelas portas, preparai um caminho para o meu povo; construí, construí a estrada, removei as pedras. Erguei um sinal para os povos” (Is 62,10).

Neste evento, estão reunidas 83 irmãs, além da assessora Irmã Maria Helena Mora, da Congregação do Sagrado Coração de Maria, e da Irmã Neusa de Fátima Mariano, Superiora Geral e presidente do Capítulo.

As irmãs capitulares são provenientes de países como Brasil, Paraguai, Argentina, Colômbia, Equador, África do Sul, Angola, Moçambique e Itália. A celebração eucarística de abertura do 1º Capítulo Provincial Eletivo foi presidida por Dom Adilson Pedro Busin, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre.

Na abertura do Capítulo, a Irmã Neusa saudou todas as irmãs e convidou a constituir um corpo em comunhão, impregnadas pelo Espírito Santo. “É preciso vencer sentimentos de medo e resistência, para que a colaboração e a corresponsabilidade criem em nós um corpo coeso de vida, partilha e missão conosco e com os migrantes e refugiados”, afirmou.

Ao longo do dia, foi apresentado o processo de reorganização a partir do XIII Capítulo Geral e as comissões da formação, missão apostólica e jurídico administrativo expuseram as propostas, perspectivas e desafios para o novo governo provincial. Já as irmãs representantes do continente africano fizeram a leitura de uma carta, intitulada “A voz da África para as Irmãs Capitulares”.

No final, houve a exposição do formato para a composição do novo governo e funções das conselheiras de região e de áreas de serviços. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Vatican News

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas