Gaudium news > Presépio Bíblico Monumental será inaugurado na Espanha

Presépio Bíblico Monumental será inaugurado na Espanha

Espanha – Granada (Quinta-feira, 13-12-2018, Gaudium Press) Com o propósito de evangelizar por meio do mistério da Encarnação através do presépio, se inaugurará em Alhama de Granada, Espanha, um Presépio Bíblico Monumental. A inauguração ocorrerá nesta próxima sexta-feira, 14 de dezembro, no Convento de San Diego, que em anos anteriores já acolheu esta proposta natalina.

Presépio Bíblico Monumental será inaugurado na Espanha 1.jpg

A ideia de um Presépio de grandes proporções foi do Padre Víctor Manuel Valero Mesa, pároco de Alhama, que ainda colocou toda sua criatividade para a realização das cenas do presépio.

Em entrevista ao programa ‘El Espejo’, da cadeia radiofônica COPE, ele explicou que a iniciativa nasceu para evangelizar, para dar a conhecer o mistério do nascimento de Jesus.

“A frase que há no começo do presépio: ‘Por amor a ti me fiz homem’, dá sentido a tudo. É mostrar o amor de Deus através desse Menino que nasce em Belém e que vem dar sua vida por nós, e que através dessa infância, esses mistérios da vida de Jesus, vamos contemplado o mistério que celebramos no Natal: O Deus, que está aqui conosco feito carne, se fez carne e nasce em Belém”, acrescentou o pároco.

A cada ano o sacerdote supera o projeto, e neste ano de 2018 projetou um Presépio de 80 metros quadrados, sendo o maior de Granada, compreendendo mais de 300 figuras e mais de mil miniaturas.

Também é bíblico porque ali estão representadas todas as cenas do nascimento de Jesus desde a Anunciação até a fuga ao Egito, que foram tomadas dos Evangelhos de São Mateus e São Lucas. Além disso, contêm uma narração de 20 minutos, que é toda uma catequese auditiva, mas, sobretudo visual, com o acendimento das luzes e evocando o dia e a noite.

Presépio Bíblico Monumental será inaugurado na Espanha 2.jpg

Inspiração para o Presépio foi cada um dos povos onde o Padre Valero Mesa é pároco, os quais estão representados no presépio: Santa Cruz del Comercio, Cacín, Arenas del Rey, Játar e Alhama, e incluídos nas cenas bíblicas do Nascimento como Nazaré, Belém, Jerusalém e o deserto.

O Padre Valero Mesa também destacou na entrevista: “Não podemos perder de vista que o protagonista de tudo é Jesus Cristo, e por muito que façamos, e muito que ponhamos, tudo colocamos por Ele e fazemos por Ele. Essa é a loucura do Presépio. O presepista dá a conhecer aos demais o mistério de Deus feito homem conosco”.

O Presépio monumental da Natividade de Jesus poderá ser visitado no Convento de San Diego de Alhama a partir do dia 15 de dezembro até o dia 06 de fevereiro, todas as tardes das 16h30 até às 20h.

A representação do nascimento de Jesus se originou no ano 1223, quando São Francisco colocou em cena, na povoação italiana de Greccio, o mistério da Encarnação e a celebração do Natal. Compôs um presépio vivo. Colocou no centro uma manjedoura elaborada com palha e no fundo um asno e um boi, inspirado pelo livro de Isaías 1, 3 que diz: “O boi conhece ao seu dono e o asno o presépio de seu Senhor”. Depois colocou na manjedoura uma imagem do Menino Jesus.

Conta uma lenda que diante dos olhos maravilhados das pessoas ali presentes, a imagem do pequeno Deus tomou vida e sorriu a São Francisco, além de abençoar os devotos, que também foram testemunhas do momento, e se colocaram de joelhos em ato de adoração. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas