Gaudium news > Arquidiocese celebra os 121 anos de Belo Horizonte

Arquidiocese celebra os 121 anos de Belo Horizonte

Belo Horizonte – Minas Gerais (Quinta-feira, 13-12-2018, Gaudium Press) Completando os seus 121 anos de fundação como o coração de Minas Gerais, a cidade de Belo Horizonte foi homenageada durante cerimônia presidida pelo Arcebispo Dom Walmor, no Santuário de Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.

Arquidiocese celebra os 121 anos de Belo Horizonte (2).jpg

Repleta de fiéis que rezaram pela intenção do aniversário de Belo Horizonte, o templo é considerado o marco zero da capital mineira, segundo Dom Walmor. “Portanto, Belo Horizonte fica marcada pela presença de Deus e a referência de fé. Se quisermos caminhar sem perder o rumo e com sabedoria para conduzir a complexidade da vida social, política e econômica, não se pode perder a presença de Deus”, afirmou o prelado.

Além disso, o arcebispo ressaltou a acolhida da população belo-horizontina, dizendo que a cidade é jovem “e com muito potencial, além de ser contar com muitas tradições, riquezas e belezas culturais”. “É uma cidade muita acolhedora”, completou.

Sobre o Santuário de Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, o templo teve início no século XVIII. No ano de 1709, o português Francisco Homem Del Rey, após conseguir autorização da Coroa, por meio de Cartas de Sesmarias, se estabeleceu na região atualmente conhecida como Belo Horizonte, e com ele, veio uma imagem da padroeira dos navegantes portugueses, Nossa Senhora da Boa Viagem, que o acompanhou na travessia do Oceano Atlântico.

Como forma de proteger e homenagear a Santa, Francisco ergueu naquelas terras, mais precisamente na rota dos tropeiros que passavam pela região transportando as riquezas do interior do país, uma pequena capela de pau-a-pique para abrigá-la. O pequeno templo recebeu o nome de Nossa Senhora da Boa Viagem, que passou a ser conhecida como a padroeira dos viajantes.

Os anos se passaram, e a devoção dos fiéis aumentou. Logo, a capelinha ficou pequena demais para acolher milhares de pessoas. Em seu lugar, foi erguida uma igreja maior, ao mesmo tempo que a nova capital, Belo Horizonte, tinha a necessidade de expandir-se.

Então, com o desenvolvimento do município, edificou-se a nova igreja, a atual Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem, inaugurada em 1923, data em que Belo Horizonte foi oficializada como arcebispado.

Arquidiocese celebra os 121 anos de Belo Horizonte.jpg

O templo, além de possuir um conjunto arquitetônico em estilo neogótico, possui um valor histórico, artístico e cultural que a torna um espaço de visitação e atração turística. É considerada o coração da capital mineira, e por ser um lugar destinado a devoção e a adoração, leva o título de Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua, aberto 24 horas por dia, recebendo a visita de romeiros das diversas regiões da cidade, da Região Metropolitana de Belo Horizonte e demais turistas. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Belo Horizonte

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas