Gaudium news > Divulgados os logos da viagem do Papa à Bulgária e Macedônia

Divulgados os logos da viagem do Papa à Bulgária e Macedônia

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 14-12-2018, Gaudium Press) Após anunciar que o Papa Francisco visitará a Bulgária e Macedônia entre os dias 05 à 07 de maio de 2019, o Vaticano divulgou os logos e os lemas de cada uma dessas viagens apostólicas.

Divulgados os logos da viagem do Papa à Bulgária e Macedônia 1.jpg

O logo da viagem à Bulgária é constituído por um globo terrestre acolhido por mãos abertas na cor amarela sobre um fundo branco, as cores do Vaticano. Essas mãos que sustentam o mundo querem transmitir a mensagem de construtores da paz. Ao redor do globo se assinala com um círculo amarelo a península dos Balcãs, onde se encontra a Bulgária, e um laço com as cores da bandeira nacional rodeia todo o planeta.

O lema da viagem à Bulgária também aparece no logo. Escrito em búlgaro e em latim, a mensagem diz: ‘Paz na terra’, e faz relação à Encíclica ‘Pacem in Terris’, de São João XXIII, primeiro visitador e delegado apostólico na Bulgária, um cargo equivalente ao de núncio. A visita do Papa Francisco à Bulgária será focada sobre a dita Encíclica e o lema também é um chamado à oração pela paz que o Pontífice realizará na ocasião.

Divulgados os logos da viagem do Papa à Bulgária e Macedônia 2.jpg

Por sua vez, o logo da visita à Macedônia mostra o Papa Francisco abençoando o país, cujo mapa está coberto pela bandeira nacional. Uma vez que esta viagem apostólica ocorrerá em Skopje, cidade natal de Madre Teresa de Calcutá, se introduziu no símbolo as cores do sari de Madre Teresa. O sari é a roupa tradicional das mulheres da Índia que as Missionárias da Caridade adotaram e adaptaram para elaborar o seu hábito religioso.

Já o lema da visita do Santo Padre à Macedônia, contido no logo, foi extraído do Evangelho de São Lucas e diz: ‘Não temas, pequeno rebanho’ (Lc 12, 32). (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas