Gaudium news > Missionários do Cárcere do Rio Grande do Sul recebem Homenagem Nacional

Missionários do Cárcere do Rio Grande do Sul recebem Homenagem Nacional

Porto Alegre (Terça, 20-10-2009, Gaudium Press) A arquidiocese de Porto Alegre e a Pastoral Carcerária concederam no último domingo o Mérito Pio Buck de Ação Penitenciária a três religiosos gaúchos, que ao longo de suas vidas dedicaram-se ao serviço pastoral dentro do Sistema Penal do Estado. Os organizadores homenagearam três pessoas, consideradas exemplo de tenacidade, coragem e determinação na assistência ao preso: Irmã Faustina Canotti, Irmã Rosa de Lima e Irmão João Orestes Fagherazzi.

De acordo com o coordenador nacional da Pastoral Carcerária, Pe. Valdir João da Silveira, a honraria tem o propósito de destacar o testemunho e o exemplo de vida daqueles que tiveram a coragem e a determinação de trabalhar em favor dos encarcerados, proporcionando atenção, orientação, exemplo de conduta e oportunidade de recuperação. A cerimônia foi realizada na Casa de Retiros Belém do Horto, em Porto Alegre, durante o Encontro Estadual da Pastoral Carcerária.

Irmã Faustina Canotti, a primeira a ser destacada, nasceu no dia 07 de fevereiro de 1907 na Itália e faleceu em maio de 2008, aos 101 anos de vida. Com 22 anos de idade, ingressou no Instituto das Irmãs Filhas de Maria Santíssima do Horto. Em 1931, ano em que fez seus votos de pobreza, castidade e obediência, chegou a Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul. Na década de 70, em Porto Alegre, iniciou seus trabalhos na Pastoral Carcerária onde dedicou todo o seu zelo missionário aos detentos. Chegou a ser chamada de a “santa dos presídios”, pois era decisiva na solução dos conflitos dos motins que ocorriam no Presídio central.

Também recebeu o Mérito Pio Buck de Ação Penitenciária a Irmã Rosa de Lima, que nasceu no dia 27 de fevereiro de 1923, em Flores da Cunha (RS). Com apenas 10 anos de idade ingressou na Congregação do Imaculado Coração de Maria, no município de Caxias do Sul. Sua missão na Pastoral Carcerária começa em 1966, apontando sempre os caminhos da simplicidade e da perseverança. Desde 2007, em razão de sua saúde debilitada, a missionária não pôde mais acompanhar o contato com os apenados. No entanto, continua a missão de levar Jesus Cristo aos presos e suas famílias necessitadas.

O terceiro agraciado foi o Irmão João Orestes Fagherazzi que é psicólogo clínico, criminólogo e assessor técnico da Coordenação Nacional da Pastoral Carcerária. Nasceu em 24 de junho de 1930, em Bento Gonçalves (RS). Em 1948 ingressou no Instituto Marista, e nos anos 60 iniciou trabalho voluntário na Pastoral Carcerária, onde permanece até hoje. Coordenou a pastoral na Região Nordeste, período em que criou e estruturou o serviço nos estados da Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Piauí, no norte Pará e Amapá.

Durante seis anos integrou o corpo docente da Escola de Serviço Penitenciária, no Rio Grande do Sul. Em 1988, visitou 16 nações da Europa para conhecer e ver o trabalho da Pastoral Carcerária nestes países. Em seguida foi nomeado o primeiro ouvidor do Sistema Penitenciário no Brasil.

Pe. Valdir fala da importância da honraria destacando que Pio Buck foi um sacerdote suíço, que chegou a Porto Alegre em 1908, e por mais de 50 anos se dedicou à causa prisional. Todos os domingos rezava a missa com os detentos e ouvia suas aflições. “Ele é a primeira grande referência do trabalho penitenciário da Igreja no Estado”, afirmou.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas