Gaudium news > Santa Cruz do Sul prepara a 11ª Romaria da Santa Cruz

Santa Cruz do Sul prepara a 11ª Romaria da Santa Cruz

Santa Cruz do Sul (Quarta-Feira, 22/08/2012, Gaudium Press) A Diocese de Santa Cruz do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, promoverá no próximo dia 9 de setembro a sua tradicional Romaria da Santa Cruz até o Seminário São João Batista.

Com o tema “Vai, a tua fé te curou”, a caminhada acontecerá neste ano pela décima primeira vez, congregando milhares de fiéis de todas as paróquias da região em uma expressão de comunhão diocesana.

De acordo com o reitor do Seminário São João Batista e um dos organizadores do evento, padre Ênio Orlando Griebeler, com o tema deste ano, inspirado na passagem do Evangelho onde Jesus se encontra com uma mulher doente, a caminhada visa olhar com carinho para as pessoas enfermas. “Jesus tinha um carinho muito especial para com as pessoas doentes e sofredoras. Seu amor, sua solidariedade e acolhida revelam o amor e a força de Deus que a muitos curava. A fé e a confiança em Jesus eram condição para a cura”, completa.

Neste sentido, explica ainda o reitor, as paróquias são motivadas a realizarem a peregrinação da cruz da romaria pelas suas comunidades, com celebrações na intenção dos doentes e fixando seus nomes no verso da cruz.

Essa atividade culminará com o povo da região acompanhando a cruz na romaria diocesana.

Padre Griebeler observa também que, ao dar atenção especial às pessoas doentes, a Romaria da Cruz quer fortalecer a solidariedade e o amor para com eles nas famílias e comunidades da diocese. O sacerdote afirma que o evento tem como objetivo celebrar a comunhão diocesana aos pés da cruz da qual brotou a salvação da humanidade e reforçar a vivência da fé para animar as pessoas no seguimento de Cristo.

“Cada cristão é chamado para integrar a multidão que se dirige ao encontro de Jesus com confiança. Esperamos que os participantes da romaria sejam uma expressão da multidão que segue a Jesus com firmeza e fidelidade que se traduz em bênção e graça”, destaca.

Para o Bispo de Santa Cruz do Sul, Dom Canísio Klaus, a visita da cruz será um momento bem particular e fundamental para que a comunidade possa se animar na participação e comunhão diocesanas em vista da tradicional caminhada.

Para Dom Canísio, a romaria é uma concentração de todas as comunidades para louvar, confraternizar e agradecer em conjunto os benefícios da caminhada.

Programa

A programação da romaria terá início com a concentração dos romeiros em frente à igreja matriz Santos Mártires das Missões, às 8h30min. Em seguida começará a caminhada até o Seminário São João Batista, aonde na chegada será realizada a celebração da santa missa e benção da saúde. Após o almoço de confraternização haverá apresentações artísticas. O término do evento se dará com a mensagem do envio, às 14h30min. (FB/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas