Gaudium news > Papa faz visita surpresa à Comissão para a América Latina

Papa faz visita surpresa à Comissão para a América Latina

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 14/08/2016, Gaudium Press) – Na manhã de quarta-feira, por volta de 9:00 horas os membros da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL) foram surpreendidos com uma visita inusitada e sem aviso prévio: O Papa Francisco foi até a Comisão da qual fazia parte, enquanto Cardeal.

“Uma surpresa incrível do Papa Francisco”! Esta é a frase que resume os comentários dos funcionários da Comissão que receberam o Pontífice.

Apesar de um pouco atônitos, eles estavam entusiasmados, alegres com a visita.

O Papa se apresentou batendo na porta do escritório da Via da Conciliação ainda cedo, enquanto no seu interior estava sendo realizada uma reunião dedicada à próxima celebração do Jubileu da Misericórdia em Bogotá.

“…quis dar uma passada para vê-los”

O Papa chegou sem avisar e, com cordialidade, desejou “bom dia a todos” e utilizou uma expressão amável e coloquial, muito usada nas visitas latino-americanas:

– “Só quis dar uma passada para vê-los”.

Uma nota difundida pela CAL diz que o Papa viu rostos estupefatos pela emoção, mas muito contentes e que, logo, um funcionário avisou o que estava acontecendo ao Secretário encarregado da Vice-Presidência, o Prof. Guzmàn Carriquiry, que, evidentemente, foi receber o Pontífice.

“conversar um pouco…”

Ao entrar no escritório do Prof. Carryquiri, o Papa perguntou: “Tens um tempinho para conversar um pouco? “.

Houve, então, uma conversa privada entre os dois que durou por vota de 30 minutos. Depois dessa conversa, Francisco ainda cumprimentou e trocou algumas palavras com os funcionários da Comissão.

Realmente foi uma visita cordial, familiar, pois, o Cardeal Bergoglio participava da Comissão antes de ser eleito Papa e tinha boas experiências e recordações de suas visitas ao escritório e as compartilhou com os presentes.

A Comissão para a América Latina

A Pontifícia Comissão para a América Latina foi instituída por Pio XII em 21 de abril de 1958, com a missão de estudar de maneira mais unitária as principais questões da vida católica, a defesa da fé e o incremento da religião na América Latina.

Ela deve favorecer uma maior colaboração entre os Dicastérios da Cúria Romana interessados na solução de tais problemas e ajudar as igrejas do continentes e o Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM).

Com o Motu Proprio Decessores Nostri, de 1988, São João Paulo II reestruturou e fortaleceu este Organismo, determinando a sua estrutura, finalidade e atividade.

Com o Motu Proprio, somado à Constituição Apostólica Pastor Bonus, a Comissão tem a missão de aconselhar e ajudar as Igrejas particulares da América Latina, e de estudar, de forma unitária, as problemáticas doutrinais e as questões pastorais que se referem à vida e ao desenvolvimento destas Igrejas, com particular atenção à animação e a promoção da Nova Evangelização.

A Comissão é composta por Conselheiros e Membros escolhidos pelo Papa entre Cardeais e Bispos, sobretudo da Cúria Romana ou da América Latina.

O Presidente da Comissão é o Prefeito da Congregação para os Bispos. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas