Gaudium news > Reeleita a presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB)

Reeleita a presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB)

Brasília (Quinta-feira, 14-07-2016, Gaudium Press) A representante da Congregação das Mensageiras do Amor Divino, e atual presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, foi reconduzida ao cargo durante a 24ª Assembleia Geral da entidade, que acontece em Brasília desde o dia 11 de julho.

Gaudium Press.jpg

O resultado, divulgado apenas na segunda prévia, foi consequente da escolha dos mais de 600 religiosos que participam do evento. Na ocasião, a Irmã Maria havia conquistado 94% dos votos.

Eleita em 2013 vice-presidente da CRB, a religiosa assumiu, em junho de 2014, o cargo de presidente como substituta do Irmão Paulo Petry, então eleito na época como conselheiro geral para a Região Latino-americana e Caribenha da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs (Lassalistas).

Agora, com a sua reeleição, prosseguirá no mandato até 2019.

“Abraçar, juntos e juntas, as grandes causas”

Após o anúncio de Irmã Maria novamente à frente da CRB, a religiosa fez questão de fazer um breve pronunciamento. Em suas palavras, ressaltou o desejo de viver a proposta do Ano da Vida Consagrada, encerrado em fevereiro deste ano, bem como de “abraçar o presente com paixão”.

A presidente reeleita destacou ainda que a Conferência dos Religiosos existe para “abraçar, juntos e juntas, as grandes causas”, uma vez que “sozinha, uma congregação pouquinho faz, mas juntos e juntas nós podemos abraçar a causa das minorias, a causa dos pequenos, dos sofredores, dos sem voz e sem vez do país”.

“Essa vida religiosa que podemos considerar pequena e frágil pode fazer muito junto, e é por isso que existimos”, afirmou.

A 24ª Assembleia da CRB

Aberto oficialmente na segunda-feira, 11, o evento teve a presença do prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica do Vaticano, Cardeal João Braz de Aviz; do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVIC) da CNBB, Dom Jaime Spengler; e dos demais representantes de entidades relacionadas à vida religiosa.

Gaudium Press.jpg

Ao longo da assembleia, o Cardeal Braz de Aviz trouxe “as bênçãos do Papa Francisco” e as saudações do secretário da Congregação, Dom José Carballo.

Além disso, o purpurado brasileiro disse que trazia para os religiosos o calor humano, fruto, resultante da convivência com os consagrados em todos estes anos de trabalho.

“Estamos aprendendo a não trabalhar somente com papéis. Mas como sempre nos recorda Papa Francisco, precisamos aprender a ir para além do burocrático, do jurídico. A pessoa é mais importante. Estamos aprendendo a crescer neste sentido”, explicou.

Dom Jaime Spengler, por sua vez, demonstrou alegria em poder participar do evento que considerou a vida religiosa como uma “expressão bonita da vida da Igreja”.

O prelado lembrou ainda que “a Igreja do Brasil deve tanto à Vida Religiosa Consagrada que a história da Igreja no Brasil deveria ser escrita a partir do olhar dos consagrados”.

E por fim, em alusão ao lema da Assembleia – “Eis que estou fazendo uma coisa nova” (Is 43, 19) -, enfatizou ao dizer que a mudança de época apresenta grandes desafios, porém, “só o discernimento nos ajudará a responder aos desafios da época sem perder de vista o Evangelho de Jesus, e Jesus crucificado e ressuscitado”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas