Gaudium news > Congresso dos Frades Menores Conventuais refletem atuação na América Latina

Congresso dos Frades Menores Conventuais refletem atuação na América Latina

Rio de Janeiro (Segunda-feira, 18-07-2016, Gaudium Press) O Congresso dos Frades Menores Conventuais da América Latina terminou suas atividades nesse domingo, 17 de julho.

view.jpg

Na ocasião, o bispo emérito de Valença, Dom Elias Manning, fez um apelo à população local, expressando as seguintes palavras: “sermos irmãos do povo, termos humildade, nos aproximar, sermos amigos”.

Nesse dia, centenas de religiosos e sacerdotes, acompanhados de leigos, refletiram juntos sobre a história e o presente da vida dos conventuais no continente latino-americano.

Com relação aos tempos atuais, Dom Elias Manning reforçou a atitude que os frades devem ter. “A aproximação ao povo é essencial. Lembro-me de sairmos nas ruas para falar com as pessoas. Elas sentem saudade disso e nós temos algo de diferente para dar. Isso porque temos algo que Francisco nos passou e que Deus nos deu: a Evangelii Gaudium, do Papa Francisco, tem dicas muito boas para evangelizar hoje”, enfatizou.

Ainda no encontro, o Frei Roberto Tomichá resgatou personagens importantes dos séculos XVII e XVIII por meio de cartas, registros de arte e documentos, lembrando a proposta de recuperar as memórias da Ordem.

Por sua vez, um dos primeiros assistentes gerais da Ordem na América Latina, Frei Miguel Angél M. Lopez, falou sobre as fundações latino-americanas e províncias e a identidade franciscana atual.

Frei Miguel também destacou a proximidade do Papa Francisco com o carisma dos religiosos.

O Congresso dos Frades Menores Conventuais fez ainda a eleição dos novos membros eleitos para o Conselho da Federação.

Agora, o Frei Jhon Jairo Molina é o novo presidente do Conselho, ao mesmo tempo que dará continuidade como provincial da Custódia da Colômbia.

view.jpg

Já o Frei Gilson Miguel Nunes foi eleito vice-presidente. Ele também já é responsável pela Província de São Francisco de Assis.

Por fim, foram escolhidos o Frei Maurizio Bridio, da delegação do Chile, para ser secretário, e, para Conselheiro, Frei Aldo Cuccáro, da província da Argentina.

Segundo o Frei Gilson Miguel Nunes, “esta eleição, no contexto dos 70 anos da Ordem na América Latina, sendo o Brasil o primeiro lugar onde aportaram os nossos frades, sem dúvida, coloca diante de nós os grandes desafios que a Ordem enfrenta no mundo, na América Latina e no Brasil, que é o de animar esta presença missionária em consonância com os apelos que nos vem do Evangelho e também das indicações que o papa Francisco tem nos dado, de ser uma Igreja em saída, portanto, uma Ordem em saída, uma Ordem atenta aos sinais dos tempos”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas