Gaudium news > Encontro nacional de comunicação recebe mensagem do Cardeal Tempesta

Encontro nacional de comunicação recebe mensagem do Cardeal Tempesta

Aparecida – São Paulo (Segunda-feira, 18-07-2016, Gaudium Press) Durante a realização do 5º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação, o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, enviou uma mensagem saudando os participantes do evento.

Gaudium Press.jpg

Em meio a outros compromissos, o Cardeal não pode participar da edição atual do encontro. Contudo, em sua carta, não deixou de ressaltar a importância do evento e do tema “Comunicação e Liturgia”.

“O tema do vosso encontro ‘Liturgia e Comunicação’ é importantíssimo nestes tempos de mudança de época e de linguagem. A linguagem das novas gerações nos questiona na maneira correta de transmitirmos a nossa Fé católica, tornando-a inteligível a um mundo cada vez mais dinâmico como o que vivemos. Por isso a autêntica comunicação na liturgia passa pela coerência entre o falar e o agir, entre o celebrar e o nosso cotidiano”, escreveu.

Em seguida, lembrou que “as questões entre liturgia e comunicação foram as motivadoras do início da elaboração do Diretório de Comunicação”. “É interessante como os dois primeiros documentos conciliares necessitam sempre de um diálogo franco e produtivo. Desejo que assim o seja também neste encontro”, analisou.

Para Dom Orani, “na vivência da liturgia os sacramentos, mormente a Eucaristia é um importante canal interativo para a relação de Fé e amor incondicional que mantemos com o Pai. Por isso, seus ritos e conteúdos precisam ser compreendidos com a mais absoluta clareza por todos nós, irmãos em Cristo”.

Além disso, o purpurado destacou ser importante o trabalho da Pastoral da Comunicação, que promoveu seu quinto encontro, de 14 a 17 de julho, em Aparecida, considerada a “capital da Fé e cidade abençoada de nossa Santa Mãe Maria”.

Ainda segundo o Cardeal, o tema Comunicação e Liturgia” expressou “o propósito da Igreja de tornar a linguagem da Fé católica cada vez mais compreensível e clara, inclusive para as novas gerações da era dos tablets e celulares. A comunicação eficiente e direta coloca-nos, a todos, em uma infinita rede social iluminada pela misericórdia de Deus”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações A12

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas