Gaudium news > Igreja de Crato apresenta seu bispo coadjutor

Igreja de Crato apresenta seu bispo coadjutor

Crato – Ceará (Segunda-feira, 18-07-2016, Gaudium Press) A Diocese de Crato celebrou a apresentação canônica de Dom Gilberto Pastana de Oliveira como bispo coadjutor do atual bispo diocesano, Dom Fernando Panico.

Gaudium Press.jpg

Na ocasião, a cerimônia ocorreu na manhã deste domingo, dia 17 de julho, na Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato.

Presidida por Dom Panico, a missa de apresentação de Dom Gilberto teve como concelebrantes, além do bispo coadjutor, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo de Fortaleza; Dom Ângelo Pignoli, Bispo de Quixadá; Dom Edson Castro Homem, Bispo de Iguatu; entre outros.

Além disso, o clero da Diocese de Crato, e presbíteros da Diocese de Imperatriz, no Maranhão, na qual Dom Gilberto esteve como bispo diocesano, também concelebraram.

Depois de realizado o rito inicial da celebração, o chanceler da Diocese de Crato, Armando Lopes Rafael, apresentou ao colégio dos consultores e ao povo presente, a Bula Papal pela qual o Papa Francisco nomeou o bispo coadjutor para a igreja diocesana.

Em seguida, o Padre Benedito Evaldo Alves, representando o clero da Diocese, ficou a cargo da acolhida à Dom Gilberto Pastana.

Em sua homília, Dom Fernando relatou a alegria em receber Dom Gilberto, que auxiliará na condução do seu pastoreio.

Gaudium Press.jpg

“No ano do Jubileu da Misericórdia é dado a nossa Diocese de Crato receber a visita de Deus. Um Deus Trindade que em sua benevolência nos abençoa com a chegada de um bispo coadjutor. Bendito seja Deus! Bendito seja quem vem em nome do Senhor! Essa celebração eucarística marca a chegada de Dom Gilberto Pastana de Oliveira, o irmão tão esperado que vem caminhar conosco. Dom Gilberto hoje vem para fazer parte da história viva desta Igreja Particular”, disse o prelado, que inclusive, explicou aos fiéis sobre o seu problema de saúde e a importância da presença do bispo coadjutor.

Por sua vez, Dom Gilberto destacou o desafio de atuar ao lado de Dom Panico e as expectativas de ajudar no pastoreio da diocese.

“Foi unicamente confiando no Senhor que humildemente aceitei mais esse desafio de, a partir de hoje, somar junto a Dom Fernando no pastoreio desta diocese missionária e romeira de Crato. Diocese marcada pela importante presença de tantos romeiros, de tantos leigos e consagrados, homens e mulheres de Deus que por aqui passaram deixando as marcas da evangelização, sinal da misericordiosa presença de Deus nesta abençoada terra do “padim” padre Cícero. Que Igreja bonita eu encontro! Espero humildemente, junto com Dom Fernando, continuar o legado de todos esses predecessores”, afirmou o novo coadjutor. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Diocese de Crato

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas