Gaudium news > Juventude de Salvador organiza preparativos para acompanhar a JMJ

Juventude de Salvador organiza preparativos para acompanhar a JMJ

Salvador – Bahia (Terça-feira, 19-07-2016, Gaudium Press) A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Cracóvia, na Polônia, acontece entre os dias 26 e 31 de julho. Neste período, milhares de fiéis já terão desembarcado em terras europeias aguardando o encontro com o Papa Francisco.

view.jpg

Na Arquidiocese de Salvador, por exemplo, o primeiro grupo continha 60 jovens soteropolitanos que foram inscritos e levados para a Polônia. Já o segundo, viajará nesta terça-feira, dia 19 de julho, às 17h.

“Além de ser uma oportunidade de ter o encontro com o nosso pastor, que é o Papa Francisco, é um momento único para partilharmos a nossa vida. Ainda que sejamos todos de países diferentes, comungamos da mesma Fé”, afirma o jovem Márcio Matos, um dos representantes da secretaria da JMJ Arquidiocesana.

O bispo auxiliar e referencial da juventude na Arquidiocese, Dom Gilson Andrade da Silva, também participará da JMJ 2016.

“JMJ Live in Salvador”

Mesmo com um número significativo de fiéis que vão à Polônia, houve muitos outros que ficaram impossibilitados de embarcar para o encontro mundial com o Pontífice devido a circunstâncias diversas como a crise financeira que assola o país.

Sabendo dessa situação, o Setor Juventude da Arquidiocese de Salvador organizou a “JMJ Live in Salvador”, com o intuito de oferecer aos jovens que estarão na capital baiana a mesma experiência de partilha.

view.jpg

Ao longo desse evento, que acontece de 29 a 31 de julho, os jovens estarão espalhados pelas ruas da Cidade Baixa vivenciando o clima da JMJ em Cracóvia. “A graça da JMJ chega a todos os jovens, independente de que estejam ou não na Polônia. É uma proposta dos jovens para os jovens, um momento de comunhão ao redor do Papa e da nossa Igreja Particular, por isso os jovens não podem ficar fora”, explica Dom Gilson.

O assessor eclesiástico do Setor Juventude, Padre Josuel Jesus, acredita que a “JMJ Live” pretende cumprir, em Salvador, a mesma proposta da jornada que estará acontecendo na Cracóvia.

“O nosso Setor Juventude espera que esse encontro possa proporcionar aos jovens viver, o mais próximo possível, das experiências que são vividas quando se está participando de uma Jornada Mundial da Juventude: verdadeiras oportunidades de encontro com a pessoa de Cristo”, diz o Padre Josuel.

Dentre as atividades preparatórias para a “Live”, houve a peregrinação de uma cruz, que foi entregue aos jovens pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, no Domingo de Ramos.

No total, 11 cruzes peregrinaram pelas 112 paróquias da Arquidiocese de Salvador, além da Área Pastoral e da quase paróquia.

Além disso, os interessados tiveram a oportunidade de escolher se gostariam de participar como voluntários colocando, assim, os dons a serviço do próximo. Segundo o coordenador da equipe de voluntariado, Anderson Oliveira, “os voluntários, quando fizeram as inscrições, selecionaram três opções de equipe que eles gostariam de trabalhar. Com isso, fizemos as divisões, vendo a necessidade de cada equipe”.

“Eles também participaram de formações que foram divididas em duas partes: espiritual, com estudo bíblico; e a parte prática, onde falamos sobre a logística do evento”, conta Anderson Oliveira.

Conforme o Padre Josuel, a Arquidiocese de Salvador vem preparando uma estrutura para acolher cerca de 2 mil pessoas, entre jovens baianos, de outras cidades e de outros estados. “Venham de onde vierem serão muito bem-vindos!”, destaca o religioso. Até o momento, 1,7 mil pessoas já se inscreveram.

Programação

Ao chegarem na manhã de sexta-feira, 29, os jovens serão acolhidos na Paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II, em Alagados.

view.jpg

No local, será realizado o credenciamento, seguido de uma palestra sobre a cruz e a misericórdia e a adoração ao Santíssimo Sacramento.

À tarde, haverá a recitação do Terço da Misericórdia e apresentações sobre São João Paulo II e de um musical.

Depois da Santa Missa de encerramento das atividades, os jovens irão para o Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, no Largo de Roma, no qual também haverá acolhimento e credenciamento dos peregrinos.

Mais à noite, os participantes da “JMJ Live” meditarão sobre a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, durante as estações da Via-Sacra.

No sábado, 30, a juventude católica participa de catequeses em cinco locais diferentes, que serão conduzidas por Dom Murilo Krieger e demais bispos.

Logo após a catequese será celebrada uma Missa, seguida da transmissão da Vigília com o Papa Francisco, ao vivo, direto de Cracóvia.

Ainda neste dia, os jovens participarão do Angelus e do Festival da Juventude, com diversas apresentações.

Na madrugada do sábado para o domingo, os jovens passarão no próprio colégio São José, sendo que cada um deles deve levar um saco ou barraca para dormir.

No último dia da “JMJ Live in Salvador”, 31 de julho, a juventude acordará cedo para acompanhar a transmissão da Missa de envio presidida pelo Papa Francisco.

Encerrada a cerimônia do Santo Padre em Cracóvia, os jovens que estiverem na “Live” subirão a Colina Sagrada em peregrinação. Nesta ocasião, será celebrado o Jubileu da Juventude e da Missa presidida pelo Arcebispo de Salvador.

A “JMJ Live in Salvador” finaliza suas atividades após a passagem dos jovens pela Porta da Misericórdia. “O nosso desejo é que a nossa juventude possa celebrar a Jornada Mundial da Juventude 2016 em comunhão com os jovens católicos de todo o mundo”, lembra o Padre Josuel. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Salvador

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas