Gaudium news > 335 mil jovens peregrinos confirmaram inscrição para a JMJ Cracóvia-2016

335 mil jovens peregrinos confirmaram inscrição para a JMJ Cracóvia-2016

Cracóvia – Polônia (Quarta-feira, 20/07/2016, Gaudium Press) – Mais de 335 mil peregrinos originários de 185 países confirmaram sua inscrição no evento juvenil da Igreja Católica. Essa foi uma informação fornecida pelos organizadores da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2016, que será realizada em Cracóvia, na Polônia.

news_jmj_cracovia_2016.jpg

Desde que tiveram seu início em 1987, pela primeira vez estarão presente oficialmente peregrinos de Kosovo, Bangladesh, Gibraltar, Mianmar (Sudão do Sul).

O padre Pawel Rytel Adrianik, porta-voz da Conferência Episcopal Polonesa, em informações oferecidas à Rádio Vaticano, disse que JMJ Cracóvia – 2016 será uma “JMJ social”.

“Esperamos, disse ele, 2 milhões de jovens. Se cada um deles tiver pelo menos 500 amigos, alcançar mil milhões de pessoas não é uma utopia”.

Idiomas, redes sociais, voluntários

A página da JMJ 2016 no Facebook, traduzida em 20 idiomas, teve mais de 1,5 milhões de ‘gostei’ em todo o mundo; a conta no Twitter, em 13 idiomas, conta com 220 mil seguidores.

Voluntários de 31 países estarão empenhados em levar para as redes sociais a mensagem da JMJ, que pela segunda vez se realiza na Polónia, terra natal de São João Paulo que foi o criador e grande incentivador destes eventos internacionais de jovens católicos.

A delegação portuguesa, deverá ter mais de 7 mil participantes o que corresponde à posição de 9ª delegação mais numerosa entre os inscritos. O Brasil aparece nesta lista como ocupante da 7ª posição.

Com isto, o português será uma das línguas mais faladas na JMJ 2016, ao lado do polonês, italiano, espanhol e inglês.

Enquete

A organização do evento apresentou em uma conferência de imprensa, um inquérito realizado entre os participantes no encontro de Cracóvia. Nele os jovens revelam que sua participação na JMJ tem como intenção “aprofundar a sua fé” e de “melhorar a sociedade como um todo”.

A enquete teve 7400 respostas vindas de 100 países diferentes e foi conduzida por uma empresa espanhola. A presença do Papa também é um dos motivos que movem os jovens a decidirem ir à JMJ.

JMJ – História

As JMJ nasceram de uma iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

O próximo encontro mundial de jovens que se realiza entre 26 e 31 de julho tem como tema ‘Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia’.

As Jornadas Mundiais da Juventude são um acontecimento religioso e cultural que, a cada três anos, reúne jovens de todo o mundo, durante uma semana, em um determinado país previamente escolhido.

A nível diocesano, a JMJ realiza-se, anualmente, no Domingo de Ramos, alternando-se com um encontro internacional a cada dois ou três anos numa grande cidade.

As JMJ foram realizadas historicamente assim:

em 1987, Buenos Aires (Argentina); em 1989, Santiago de Compostela (Espanha); em 1991, Czestochowa (Polónia); em 1993 em Denver (EUA); em 1995, Manila (Filipinas); em 1997, Paris (França); em 2000, Roma (Itália); em 2002, Toronto (Canadá); em 2005, Colónia (Alemanha); em 2008, Sidney (Austrália); em 2011, Madrid (Espanha) e Rio de Janeiro (Brasil), em 2013.

(JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas