Gaudium news > Novas estatísticas da Igreja na Alemanha

Novas estatísticas da Igreja na Alemanha

Novas estatísticas da Igreja na Alemanha.jpg
Cardeal Reinhard Marx, Presidente da Conferência Episcopal Alemã.
Foto: Gustavo Kralj / Gaudium Press.

Munique – Alemanha (Quarta-feira, 20-07-2016, Gaudium Press) A Igreja Católica na Alemanha continua sendo a religião com o maior número de membros do país, com mais de 23,7 milhões de fiéis que representam 29 por cento da povoação. Para o Cardeal Reinhard Marx, Presidente da Conferência Episcopal Alemã, a Igreja é “uma grande força, cuja mensagem é ouvida e aceita”. Apesar desta prevalência, a tendência ao descenso permanece e continua sendo um motivo de preocupações.

Segundo as cifras reveladas pelos prelados no dia 15 de julho, um total de 181.925 pessoas deixaram a Igreja durante 2015. A prática dos crentes que permanecem na Igreja também continua diminuindo: a assistência às Missas, que se encontrava em 18,6% em 1995, chega a 10,4% em 2015.

O Cardeal Marx destacou como positivo um incremento leve no número de matrimônios e batismos, o que prova que “não somente há interesse mas também um desejo ativo dos sacramentos da Igreja”. Os 167 mil batismos celebrados em 2015 pela Igreja Católica representam um progresso diante do ano anterior, mas ainda não conseguiram recuperar a forte queda das últimas décadas: em 1995 se registraram 260 mil batismos, quase 100 mil a mais do que a média atual.

Sobre o recurso a outros sacramentos, um estudo acadêmico recente divulgado pela CNA sugere uma baixa prática do Sacramento da Penitência no país. Inclusive entre os sacerdotes, 54 por cento dos crentes acudiria à Confissão “uma vez ao ano ou menos”. A cifra é mais preocupante entre os assistentes pastorais, entre os quais 91 por cento estariam nesta categoria. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas