Gaudium news > Juventude carioca participa de “Pré-Jornada” em Braga, Portugal

Juventude carioca participa de “Pré-Jornada” em Braga, Portugal

Braga – Portugal (Quarta-feira, 20-07-2016, Gaudium Press) Escolhida para sediar a preparação dos jovens cariocas para a Jornada Mundial da Juventude 2016 em Cracóvia, na Polônia, a cidade de Braga, em Portugal, vem recebendo eventos preparatórios para que os participantes brasileiros possam se habituar cada vez mais ao clima do evento mundial.

Gaudium Press.jpg

Na tarde desta terça-feira, 19 de julho, o Arcebispo local e primaz das Espanhas, Dom Jorge Ortiga, presidiu a missa de abertura da “Pré-jornada”.

Nesse dia, jovens e peregrinos das arquidioceses do Rio de Janeiro e de Braga e participantes da Semana Missionária se reuniram para acompanhar a cerimônia.

A Celebração Eucarística foi concelebrada pelo Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Orani João Tempesta; pelo coordenador de pastoral da arquidiocese, Monsenhor Joel Portella Amado; e pelo administrador paroquial da Paróquia Pai Eterno e São José, Padre Ramon Nascimento da Silva.

Na ocasião, Dom Orani destacou a importância de realizar a “Pré-jornada” na Arquidiocese de Braga.

“Eu creio que esse primeiro momento que nós vivemos com a celebração da Eucaristia aqui na Igreja Santuário São Bento de Porta Aberta, na Arquidiocese de Braga, é de um lado a nossa caminhada para o lugar da fonte onde São João Paulo II foi inspirado: Cracóvia. Também onde mais se divulgou ultimamente o tema da misericórdia, por Santa Faustina. E é um jeito de nós passarmos aqui em Portugal que é para nós uma oportunidade de conhecer ainda mais de onde vieram nossos primeiros evangelizadores, aqueles primeiros portugueses e missionários que da Península Ibérica saíram para evangelizar a nova terra que foi descoberta: o Brasil. Muitos dos nossos costumes e das nossas tradições vieram justamente daqui da Península Ibérica, aqui em Portugal. Inclusive, construções, arquitetura, a maneira de rezar também, é claro com as mudanças e adaptações próprias de toda uma caminhada nossa histórica”, disse.

Em sua homilia, Dom Jorge Ortiga lembrou de sua experiência durante a JMJ Rio 2013 e agradeceu todo o empenho da sociedade carioca, mais precisamente, da Arquidiocese do Rio, na pessoa de Dom Orani João Tempesta. O Cardeal brasileiro, aliás, ficou responsável por conduzir e coordenar todo o evento.

Para o Arcebispo de Braga, o encontro criado por São João Paulo II deve ser visto como um momento oportuno para se fazer uma verdadeira experiência do amor de Deus.

“A Jornada Mundial da Juventude não é uma simples concentração de pessoas. É graça, um momento particular e especial para os jovens. E vós, jovens, tem a responsabilidade de marcar a sociedade, a partir da Arquidiocese do Rio, para que tenhamos uma sociedade mais humana. A JMJ é um alerta para a sociedade através da revolução do amor, da justiça e da fraternidade. Deus é misericórdia, Deus é bom! E só Deus nos ajuda a compreender verdadeiramente o que é a misericórdia”, afirmou Dom Jorge. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas