Gaudium news > Dom Cláudio Maria Celli deixa suas funções no Vaticano

Dom Cláudio Maria Celli deixa suas funções no Vaticano

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 22/07/2016, Gaudium Press) – Na quinta-feira, 21/07, Dom Claudio Maria Celli, antigo presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações deixou suas funções no Vaticano.

A cerimônia de encerramento de suas atividades foi realizada na sede da Secretaria para as Comunicações, onde ele despediu-se de seus colaboradores e ao mesmo tempo colocava um ponto final em seus serviços no Vaticano.

Numerosos jornalistas estiveram presentes na cerimônia de despedida após dez anos à frente deste Conselho.

Na ocasião, em discurso, o Cardeal Parolin, Secretário de Estado da Santa Sé, sublinhou as qualidades humanas e espirituais de Dom Celli, ‘uma figura marcante no Vaticano”.

Dom Claudio Maria Celli

Dom Celli nasceu em 20 de julho de 1941 em Rimini.

Arcebispo titular de Civitanova, ele formou-se na Academia Pontifícia Eclesiástica, a escola que forma os núncios apostólicos.

Na diplomacia vaticana, ele ocupará o posto de Núncio Apostólico, embaixador da Santa Sé, na África do Sul.

Em 1990 ele volta ao Vaticano para ser subsecretário para as relações com os Estados, no seio da Secretaria de Estado.

Ele ficou cinco anos neste posto onde trabalhou no estabelecimento das relações diplomáticas do Vaticano com Israel, em 1993.

Logo em seguida, ele foi nomeado secretário de administração do patrimônio da Sé Apostólica, em 1995, pouco antes de ser consagrado bispo pelas mãos de João Paulo II.

Depois de uma longa carreira a serviço da diplomacia da Santa Sé, Dom Celli foi convidado por Bento XVI para ocupar o cargo de presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais. Isto foi em 2007.

Um pesado encargo que o verá ser o arquiteto do site News.va, um portal de informações vaticanas, o organizador de um encontro internacional de blogueiros católicos em 2011, no Vaticano, e sobretudo o lançamento da conta Twitter do Papa, @Pontifex, lançado em dezembro de 2012 e que conta hoje com 30 milhões de seguidores em todo o mundo.

Homem afável e poliglota Dom Celli deixa suas funções com o desaparecimento de seu dicastério, consequência da reforma em curso no Vaticano.

O Prelado italiano, a partir de agora se consagrará aos cuidados da Villa Nazareth, em Roma, uma estrutura organizada para acolhe gratuitamente estudantes que não têm meios necessários para financiar seus estudos. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas