Gaudium news > Bispo Filipino recorda a importância da preparação daqueles que servem no altar

Bispo Filipino recorda a importância da preparação daqueles que servem no altar

Guiguinto – Filipinas (Segunda-feira, 25-07-2016, Gaudium Press) O Bispo de Malolos, Filipinas, Dom José F. Oliveros, celebrou a instituição de nove seminaristas nos ministérios de Leitores e Acólitos, no processo de preparação para o Sacramento da Ordem no Seminário Maior da Imaculada Conceição. O prelado recordou a importância de preparar-se adequadamente para servir no Sacramento da Eucaristia e renovar o testemunho cristão para benefício de toda a comunidade que participa da Missa.

Bispo Filipino recorda a importância da preparação daqueles que servem no altar.jpg

O prelado insistiu em que os acólitos se encontrem devidamente preparados e conscientes da transcendência da celebração da Eucaristia, para que possam servir como “sinais vivos da Fé” e exemplo para o Povo de Deus. Aos leitores indicou a importância de valorizar as Sagradas Escrituras para conhecer o amor de Deus pela humanidade e aconselhou que a preparação material e espiritual dos textos a serem lidos se faça desde a noite anterior à Missa, de forma que seja proclamada adequadamente.

Sobre ambos ministérios, Leitorado e Acolitado, o Bispo explicou que são exemplos valiosos das duas partes da Missa: a Liturgia da Palavra na qual os leitores proclamam a Palavra de Deus e a Liturgia Eucarística na qual os acólitos cooperam para que o celebrante renove o Mistério da Fé.

Estes ministérios são conferidos aos seminaristas durante seus estudos de Teologia como parte de sua preparação ao Sacerdócio, de acordo com as normas introduzidas pelo Beato Paulo VI na instrução ‘Ministeria Quaedam’. Desta forma, os futuros sacerdotes tem uma participação próxima na liturgia à qual dedicarão seu ministério na Igreja. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas