Gaudium news > Reinaugurado no Pantanal monumento em honra a São Francisco de Assis

Reinaugurado no Pantanal monumento em honra a São Francisco de Assis

Cuiabá – Mato Grosso (Quarta-feira, 27-07-2016, Gaudium Press) A população católica do Mato Grosso celebrou neste último domingo, 24 de julho, a reinauguração do Monumento a São Francisco de Assis à margem da rodovia Transpantaneira, situada a 22 quilômetros de Poconé.

Gaudium Press.jpg

O primeiro monumento, uma estátua esculpida em madeira, medindo sete metros de altura, havia sido deteriorado com a ação do tempo e dos pássaros.

A Fraternidade São Francisco do Pantanal da Ordem Franciscana Secular (OFS), juntamente com a fraternidade dos freis da Terceira Ordem Regular (TOR), ambas as fraternidades de Poconé, se uniram em campanha para a construção de um novo monumento em honra a São Francisco.

Desta vez, o monumento foi criado a base de cimento, cobrindo totalmente e deixando dentro a estátua antiga de madeira.

No mesmo dia, houve uma Santa Missa pela reinauguração do monumento, inspirada no tema “Conversão ecológica – despertar uma paixão pelo cuidado do mundo”. A cerimônia foi realizada aos pés da nova estátua e acolheu representantes da OFS, TOR e Capuchinhos, além de um extenso número de fiéis franciscanos da região.

Este monumento foi erguido em homenagem aos frades da Terceira Ordem Regular de São Francisco de Assis, em 2004, por ocasião às comemorações do primeiro centenário da presença no Brasil, sobretudo em solo mato-grossense.

Gaudium Press.jpg

Neide Maria, uma das religiosas em formação inicial para ingressar na OFS, afirmou que agora, a população local tem “a oportunidade de vivenciar uma experiência de Fé com a celebração eucarística ecológica, num importante marco histórico, religioso, cultural, ambiental e social no jeito simples e alegre de São Francisco e Santa Clara, tão evangélico que atraiu e continua atraindo tanta gente e a cada um de nós, formando assim uma nova família dentro da Igreja”.

“E hoje, testemunhamos o desejo concretizado de desenvolver como fraternidade a missão no meio do povo em solidariedade com os pobres, sendo instrumentos de paz e justiça, como irmãos e irmãs de toda a criação, promovendo com todo empenho a defesa desta mesma criação com esperança e alegria”, disse Neide, no dia da celebração. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Franciscanos Capuchinhos do Rio Grande do Sul

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas