Gaudium news > Frades Capuchinos de Minas Gerais se reúnem para Capítulo Provincial

Frades Capuchinos de Minas Gerais se reúnem para Capítulo Provincial

Belo Horizonte – Minas Gerais (Quinta-feira, 28-07-2016, Gaudium Press) As fraternidade de todo o Estado de Minas Gerais estão reunidas durante toda esta semana em Belo Horizonte para celebrar o XIII Capítulo Provincial.

Gaudium Press.jpg

O momento entre os frades Capuchinos da Província Nossa Senhora da Piedade é visto como um período de reflexão sobre assuntos referentes à vida da Província e da eleição do novo governo provincial.

Na última segunda-feira, 25, houve uma Santa Missa presidida pelo Arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia.

Na mesma cerimônia, iniciou-se o Capítulo Provincial, que reúne 51 frades capuchinhos das sete fraternidades presentes no Estado.

O evento prossegue até esta quinta-feira, dia 28 de julho, à noite, no Recanto São José, das Irmãs Franciscanas Alcantarinas.

Sempre que realizam o Capítulo Provincial, a cada três anos, os frades Capuchinhos visitam, em peregrinação, o Santuário Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Minas Gerais e Padroeira da Província.

Neste ano, os religiosos escolheram realizar o momento de formação no Santuário. Na ocasião, o evento contou com a assessoria do Cardeal Claudio Hummes, que apresentou a temática “Interpelações do pontificado de Francisco ao Carisma e à Ordem Franciscana”.

O Frei João Ferreira Júnior, secretário do Capítulo, afirmou que Dom Hummes observou se é comum perguntarem ao Papa Francisco se ele é da Ordem Franciscana, e ele responde que embora jesuíta, é seguidor de São Francisco de Assis.

Gaudium Press.jpg

Com base nessa constatação, o Cardeal, então, convidou todos a refletirem sobre a atitude do Papa, que ao escolher o nome de Francisco, optou por um projeto que os interpela como franciscanos.

Em seguida, questionou: “Sendo o Papa, jesuíta, seguidor de São Francisco, a quem nós seguimos quem, afinal?”.

Dom Cláudio ainda convidou todos a se deixarem tocar pelo pontificado de Francisco, propondo interpelações fundamentais, sendo o lugar e a opção pelo pobre, a construção da paz e a reverência à criação, fundamentada na Encíclica “Laudato Si”.

Dom Cláudio Hummes também realizou conferências e presidiu uma celebração eucarística na Ermida da Padroeira de Minas.

Em sua homilia, aconselhou todos a se deixarem interpelar “pela novidade que vem do Evangelho e que hoje nos chega por meio do Pontificado de Francisco”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Belo Horizonte

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas