Gaudium news > "Testemunhe a alegria e a liberdade do Evangelho", destaca evento em Brasília

"Testemunhe a alegria e a liberdade do Evangelho", destaca evento em Brasília

Brasília (Sexta-feira, 29-07-2016, Gaudium Press) A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) realizou, em Brasília, a 24ª Assembleia Geral Eletiva da entidade. Entre os dias 11 e 15 de julho, o evento contou com a escolha da nova presidência para o período de 2016 a 2019.

Gaudium Press.jpg

Inspirados na temática “Vida Religiosa Consagrada em processo de transformação” e no lema “Eis que eu estou fazendo uma coisa nova”, aproximadamente 500 participantes divulgaram uma mensagem final do evento.

No texto, representantes das congregações associadas da CRB ressaltaram o “imperativo exigente de uma profunda reforma da Igreja no centro da consciência do Povo de Deus”.

Segundo a mensagem, essa mudança “quer traduzir no hoje o coração pulsante do Evangelho de Jesus, na força do Espírito Santo e no discernimento dos sinais dos tempos”.

Para a Vida Consagrada, continua, “urge acontecer uma profunda reforma a fim de continuar sendo sinal e profecia no mundo de hoje, caminhando junto, testemunhando a verdade com a caridade e assumindo o diálogo como caminho da evangelização”.

A mensagem apresenta as urgências para “despertar uma Vida Religiosa Consagrada que testemunhe a alegria e a liberdade do Evangelho, frente à complexidade do mundo atual”.

Voltar à primazia do Evangelho, bem como resgatar a vida fraterna, incentivar uma Vida Religiosa em saída, reavivar a proximidade e o encontro com as Novas Gerações e as juventudes e reafirmar a opção preferencial pelos pobres foram algumas das prioridades definidas pela assembleia.

Agora, a nova coordenação nacional, formada pela presidente e diretores, foi eleita durante a assembleia e empossada na missa de encerramento, no dia 15.

No dia, a celebração foi presidida pelo Arcebispo de Porto Alegre e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Jaime Spengler.

Além disso, foi empossado o novo Conselho Fiscal da CRB Nacional, eleito durante a Assembleia.

E por fim, a irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, da Congregação das Mensageiras do Amor Divino, foi reconduzida ao cargo de presidente. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas