Gaudium news > Católicos Greco Ucranianos renovam compromissos batismais na festa de São Vladimir

Católicos Greco Ucranianos renovam compromissos batismais na festa de São Vladimir

Kiev – Ucrânia (Segunda-feira, 01-08-2016, Gaudium Press) O Arcebispo Maior de Kiev-Galitzia e toda Rússia, cabeça da Igreja Greco Católica ucraniana, Dom Sviatoslav Shevchuk, convidou a todos os fiéis desta Igreja em plena comunhão com a Santa Sé a renovarem seus compromissos batismais na festa de São Vladimir o Grande, o governante que introduziu a Fé no que significaria a conversão ao cristianismo da Rússia a partir de Kiev, atual capital da Ucrânia.Católicos Greco Ucranianos renovam compromissos batismais na festa de São Vladimir.jpg

“Exorto a todos a virem a nossas igrejas esta semana, especialmente no dia 28 de julho, dia do Santo Príncipe Vladimir, e por tradição renovar os votos que oferecemos através dos lábios de nossos padrinhos no dia de nosso Batismo”, convidou o Arcebispo no dia 24 de julho em sua homilia na Catedral Patriarcal da Ressurreição em Kiev, segundo informou a agência RISU.

O Patriarca Shevchuk pediu aos greco-católicos unirem-se espiritualmente aos primeiros governantes cristãos do território, a Princesa Santa olga e o Príncipe São Vladimir “quando lhes foi perguntado se renunciam a Satanás e seus anjos” e pronunciar com eles o “Sim, renuncio”. Da mesma maneira, revivendo a conversão histórica e pessoal, “estamos convidados a dizer ‘sim, me uno a Cristo e estou pronto para servir-lhe”.

O prelado afirmou que a luta contra o mal é uma participação da batalha espiritual que continua em todo tempo. “Para ter a força de lutar e ganhar, para prevenir que o mal se apodere de nossa terra, devemos tirar força de nosso Batismo”, aconselhou. “E então a graça de Deus será nossa vitória contra o mal na vida pessoal e nosso momento histórico presente”.

A renovação dos compromissos batismais na festa de São Vladimir foi introduzida na liturgia da Igreja Greco Católica Ucraniana no ano de 2006. Depois da Missa, os fiéis de todo o mundo se reúnem em um rito especial e pronunciam a fórmula de renovação em união espiritual ao Batismo do Príncipe, a família real e os cidadãos de Kiev ocorrida no ano de 988. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas