Gaudium news > Novo bispo de Cajazeiras (PB) será ordenado em agosto

Novo bispo de Cajazeiras (PB) será ordenado em agosto

Recife – Pernambuco (Segunda-feira, 01-08-2016, Gaudium Press) O frade Francisco de Sales Alencar Batista, eleito novo bispo de Cajazeiras, na Paraíba, será recebido com festa pela população católica de Araripina. O motivo de sua vinda ao município pernambucano, que também é sua terra natal, se deve à sua ordenação episcopal, que vai ocorrer em 14 de agosto, às 17h, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.

view.jpg

Na ocasião, a cerimônia de ordenação será presidida pelo Arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, e concelebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, e pelo bispo emérito de Cajazeiras, Dom José González Alonso.

Aos 48 anos, será o oitavo bispo da Diocese de Cajazeiras. O prelado anterior, Dom José González Alonso, pediu sua renúncia conforme normas do Código de Direito Canônico, uma vez que havia completado 75 anos.

A missa de início do Ministério Pastoral de Dom Frei Francisco de Sales será celebrada na cidade paraibana no dia 4 de setembro, às 17h, na Catedral de Nossa Senhora da Piedade.

Frei Francisco de Sales Alencar Batista

Natural de Araripina, no Pernambuco, ingressou na Ordem do Carmo ainda jovem, aos 18 anos. Em 1987, foi para o noviciado Carmelita em Camocim de São Félix.

No dia 24 de janeiro de 1988 teve a sua primeira profissão religiosa. Cursou filosofia nos Institutos Vicentino, em Curitiba, e Salesiano, em Recife. Já os estudos em teologia foram realizados na cidade de Dublin, na Irlanda, no Miltown Institute.

Mais tarde, foi ordenado diácono em dezembro de 1994 e presbítero, no dia 25 de novembro de 1995.

Na Província Carmelitana Pernambucana, Frei Francisco atuou em diversos cargos, entre eles, reitor da Basílica do Carmo, administrador da paróquia Nossa Senhora da Piedade, formador do Juniorato, secretário e conselheiro provincial e prior provincial, função que exerceu de 2005 a 2011.

Em 2011, frei Francisco assumiu, em Roma, o ofício de vice-prior do Centro Internacional Santo Alberto.

Desde 2014, atua como secretário geral da Ordem do Carmo, preside a Comissão Internacional para a Liturgia e Oração e é membro da Comissão Internacional de Evangelização e Missão. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Olinda e Recife

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas