Gaudium news > Instituições educativas católicas do Quênia se unem para converter-se em Universidade

Instituições educativas católicas do Quênia se unem para converter-se em Universidade

Nairobi – Quênia (Quarta-feira, 03-08-2016, Gaudium Press) Um anúncio da Comissão para a Educação Universitária do Quênia sobre a continuidade da pertencença do ‘Tanzaga University College’ à ‘Universidade Católica do leste da África’ passou de um alerta para a comunidade educativa à um sonho que pode se tornar realidade no final de 2016: a instituição, associada a outra organização educativa católica, preencheria os requerimentos legais para considerar-se plenamente como uma universidade.

Instituições educativas católicas do Quênia se unem para converter-se em Universidade.jpg

O Padre Steven Payne, Diretor do ‘Tanzaga University College’, explicou à ‘AMECEA News’ que a documentação requerida pelas autoridades já foi entregue. A partir de uma perspectiva legal, o pertencimento da instituição à Universidade Católica do Leste da África era de caráter temporal e as alternativas eram converter-se simplesmente em um campus da instituição ou registrar-se de maneira independente. Desde 2013 se iniciou portanto o caminho até a aprovação, com a redação de novos estatutos e o submetimento ao exame e sugestões das autoridades sobre a preparação institucional para dar a passagem requerida.

“Em um momento do ano anterior o ‘Marist International University College’ (outra instituição educativa afiliada em uma situação similar) se aproximou de nós e disse que queria unir-se a nós para chegar a ser universidade”, comentou o Padre Payne. “Assim que estamos fazendo uma fusão entre as duas instituições”. Para o sacerdote, a união é possível por serem ambas instituições fundadas por congregações religiosas que compartilham um compromisso em serem inspiradas em seu carisma particular.

A ‘Universidade Católica do Leste da África’ é uma instituição da ‘Associação de Membros das Conferências Episcopais do Leste da África’, enquanto que o ‘Tanzaga University College’ é propriedade de várias congregações religiosas, inicialmente sob o nome de ‘Centro Teológico para Religiosos’. De maneira análoga a como se complementam as instituições diocesanas e religiosas a nível pastoral, a nova universidade espera complementar a formação oferecida pela Universidade Católica. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas