Gaudium news > Seminário Nossa Senhora Auxiliadora de Pouso Alegre acolhe novo reitor

Seminário Nossa Senhora Auxiliadora de Pouso Alegre acolhe novo reitor

Pouso Alegre – Minas Gerais (Quarta-feira, 03-08-2016, Gaudium Press) O Padre Ivan Paulo Moreira é o novo reitor do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora de Pouso Alegre. Na última segunda-feira, 1º de agosto, o sacerdote foi acolhido durante cerimônia presidida pelo Arcebispo de Pouso Alegre, Dom José Luiz Majella Delgado.

Gaudium Press.jpg

Membro da comunidade formativa desde 2013, Padre Ivan assume a reitoria após o Padre Leandro de Carvalho Raimundo ser transferido para a Paróquia São Francisco de Assis, em Monte Verde.

Agora, com a posse do novo reitor, a comunidade formativa contará ainda com o Padre Francisco Carlos Neto na função de formador da Teologia e Francisco José da Silva como formador do Propedêutico, além dos confessores e diretores espirituais.

Após a acolhida litúrgica, o novo reitor fez sua Profissão de Fé e seu juramento de fidelidade, regra exigida a todos aqueles que assumem algum cargo eclesiástico. Em seguida, foi apresentado por Dom Majella à comunidade local.

Em sua homilia, o prelado ressaltou que o modelo de formador é a Trindade Santa, uma vez que Deus é quem molda no jovem a imagem do Filho por meio da ação do Espírito Santo, tornando-o como um mediador.

“Deus gosta de chegar até a pessoa por meio de outra pessoa. Mesmo que essa outra pessoa seja um caminho e um instrumento frágil e limitado. O modelo não pode ser Atlas (na mitologia grega, é um dos titãs, condenado por Zeus a sustentar o mundo para sempre) que acredita ter que carregar o mundo todo em seus ombros. O modelo de formador é João Batista, que aprende a apontar e anunciar um Outro (Jesus Cristo) e não atrai os outros para si”, disse Dom Majella.

Além disso, o Arcebispo de Pouso Alegre lembrou alguns aspectos do formador, como Educar, no que diz respeito ao trazer para fora ou evocar a verdade da pessoa, o que ela é, no nível consciente ou inconsciente, com sua história e suas mágoas, seus dons e fraquezas; Formar, no sentido de propor um modelo preciso: Jesus Cristo, sendo uma espécie de “pró-vocação” do humano e uma proposta que pede o máximo de si mesmo; e Acompanhar, que seria adotar o estilo pedagógico de irmão mais velho, como se fosse o estímulo de Emaús, de acompanhamento na Fé.

Ainda na mesma cerimônia, o seminarista do quarto ano de Teologia, Nailton José Gonçalves, foi acolhido no Ministério do Leitorato. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Pouso Alegre

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas