Gaudium news > Falece o Cardeal Macharski, aquele que o Papa visitou na Polônia

Falece o Cardeal Macharski, aquele que o Papa visitou na Polônia

Cracóvia – Polônia (Quarta-feira, 03-08-2016, Gaudium Press) Na manhã do dia 02 de agosto, terça-feira, faleceu o Cardeal Franciszek Macharski, Arcebispo emérito de Cracóvia, aos 89 anos de idade. O purpurado foi visitado pelo Papa Francisco no dia 28 de julho, antes do Pontífice chegar ao Santuário da Virgem Negra de Czestochowa. O Cardeal estava internado no hospital universitário de Cracóvia e Francisco orou junto à ele por alguns minutos.

Falece o Cardeal Macharski, aquele que o Papa visitou na Polônia.jpg

No telegrama de pêsames enviado ao Cardeal Arcebispo de Cracóvia, o Pontífice expressa sua dor pelo falecimento e se une à Igreja polonesa em oração pela vida e compromisso do purpurado falecido, a quem chama de “digno ministro do Evangelho”. O Cardeal Marchaski sucedeu na sede de Cracóvia ao Arcebispo Karol Wojtyla em 1978.

Além disso, o Papa Francisco afirma no comunicado que o Cardeal Macharski ao longo de sua vida desenvolveu sua missão “com zelo até o dia no qual o Senhor lhe pediu que se fizesse cargo da herança de Santo Estanislau e de seu imediato predecessor, Karol Wojtyla, hoje São João Paulo II, na sede episcopal de Cracóvia”.

Francisco recordou que o lema episcopal do defunto Cardeal era “Senhor em Ti confio” e que esse lema “confiando sempre na misericórdia divina” guiou sua vida e ministério ao guiar a Igreja em Cracóvia, “no difícil período das transformações políticas e sociais com sabedoria, com uma sã separação da realidade, preocupando-se com o respeito de toda pessoa, pelo bem da comunidade da Igreja, e sobretudo, para conservar viva a Fé nos corações dos homens”.

Finalmente o Papa recorda a visita que fez ao Cardeal em sua viagem à Polônia. Com a morte do Cardeal o Colégio Cardinalício fica composto por 211 purpurados, 112 eleitores e 99 não-eleitores. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas