Gaudium news > Jubileu da Juventude atrai mais de 6 mil pessoas em Mariana

Jubileu da Juventude atrai mais de 6 mil pessoas em Mariana

Mariana – Minas Gerais (Sexta-feira, 05-08-2016, Gaudium Press) Cerca de 6 mil jovens da Arquidiocese de Mariana participaram no último domingo, 31 de julho, do Jubileu da Juventude arquidiocesano. O evento foi promovido em consonância com o encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Cracóvia e com o Ano da Misericórdia convocado pelo Papa Francisco.

Inspirado na temática “Bem-aventurados os misericordiosos”, o coordenador arquidiocesano de pastoral, Padre Geraldo Martins, afirmou que “esse Jubileu é uma demonstração da predileção e do compromisso da Arquidiocese com a sua juventude”.

Gaudium Press.jpeg

“Em sintonia com a JMJ o nosso Jubileu se torna um marco quando lança o texto base de construção do Projeto de Evangelização da Juventude que quer a integração de todos os serviços à evangelização da Arquidiocese”, disse.

Padre Geraldo explicou ainda a importância do Jubileu, que se mostra no esforço da Arquidiocese “em fortalecer o trabalho da juventude que tem uma história muito bonita na Igreja particular de Mariana”, e que “desafia cada vez mais a responder as grandes questões que a juventude nos apresenta nesse contexto pós modernidade”.

A programação do encontro contou com diversas atividades, a começar pela caminha, que partiu da Praça da Estação e seguiu até a Arena Mariana.

Quando os jovens chegaram ao local, houve a celebração da Missa do Jubileu presidida pelo Arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha. Ao mesmo tempo, alguns sacerdotes arquidiocesanos prestaram atendimento de confissões.

“A iniciativa deste evento é maravilhosa, pois os jovens precisam de Deus e a Igreja precisa proporcionar esses momentos, para que os jovens possam mostrar a outros jovens que a alegria de Cristo é eterna”, ressaltou a Irmã Delza, das Irmãs Oblatas de Nazaré, de Viçosa, Região Pastoral Mariana Leste.

Além disso, o encontro serviu para o lançamento do texto base do Projeto Arquidiocesano de Evangelização da Juventude.
Segundo o Padre Geraldo, a Igreja de Mariana deseja que esta ideia seja construída pela juventude para a juventude, e que neste sentido, o texto base deve ser estudado com os jovens nos grupos e pastoral das paróquias, “para que depois o projeto seja elaborado com a cara da juventude, de forma a responder os desafios da juventude nos tempos atuais”.

“Queremos uma igreja de comunhão e de participação. A juventude é chamada como sujeito na construção do projeto assumindo o papel de protagonista na sua própria evangelização. O Jubileu mostrou que nós temos uma variedade de rosto juvenil, de espiritualidade e de forma de celebrar a Fé. O projeto vem para valorizar o serviço juvenil que tem como centro o trabalho com os jovens”, acrescentou o sacerdote. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Mariana

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas