Gaudium news > Documentário sobre o Caminho de Santiago é apresentado na Espanha

Documentário sobre o Caminho de Santiago é apresentado na Espanha

Redação (Sexta-feira, 05-08-2016, Gaudium Press) Mais uma vez o cineasta espanhol Juan Manuel Cotelo, e a produtora ‘Infinito Más Uno’, apostaram em uma produção que busca elevar os corações e transmitir experiências de vida a partir da Fé. O mesmo realizador do documentário “A Última Ceia”, que fala sobre o sacerdote espanhol Pablo Domínguez, agora apresenta a grande história do Caminho de Santiago com o documentário “Footprints, o caminho de tua vida”.Documentário sobre o Caminho de Santiago é apresentado na Espanha 1.jpg

O filme trata sobre a experiência que 11 peregrinos tiveram em 2015 quando caminharam 40 dias pela famosa rota jacobina rumo ao túmulo do Apóstolo Santiago, como comentou Cotelo à Agência AVAN da Arquidiocese de Valência: “O filme recolhe a história real de onze peregrinos muito diferentes que se conhecem dias antes de iniciar o Caminho de Santiago, em resposta a um anúncio publicado no Arizona por um sacerdote através do qual se buscavam pessoas dispostas a caminhar mil quilômetros em 40 dias”.

Este anúncio é apresentado no trailer do documentário que fala assim sobre a apaixonante travessia que evoca o próprio caminho da vida: “O anúncio foi publicado no Arizona: ‘Se buscam pessoas dispostas a caminhar 900 quilômetros, durante 40 dias. Não se oferecem garantias de chegar ao destino, mas se prometem jornadas de sofrimento intenso, com frio e calor em proporções iguais. As lesões musculares e as bolhas são mais que prováveis, assim como o desalento que convidará a abortar o plano. Se dormirá pouco, algumas noites sobre o duro solo ou em um saco debaixo da chuva. Se alguém se perder, caminhará mais do que o previsto. Assim desfrutará mais tempo na beleza incomparável das paisagens do Caminho de Santiago. Aqueles que já percorreram há séculos, asseguram que ele ajuda a descobrir o sentido da própria existência'”.

Os 11 peregrinos percorreram o famoso Caminho do Norte que no ano de 2015 foi declarado pela Unesco Patrimônio da Humanidade. Também peregrinaram pelo Caminho Primitivo, primeiro percurso conhecido do Caminho, aquele que realizou Alfonso II no século IX para visitar o recém-descoberto túmulo do Apóstolo Santiago, e visitaram a Casa de Santo Inácio de Loyola e a Virgem de Covadonga.

O Arcebispo de Santiago de Compostela, Dom Julián Barrio Barrio, um dos primeiros a ver a produção, assinalou sobre o filme: “É um belíssimo testemunho do esforço e do espírito que anima aos peregrinos que percorrem o Caminho de Santiago. Suas imagens comovem e nos oferecem a oportunidade de refletir sobre a verdadeira espiritualidade peregrinante que nos conduz, definitivamente, ao encontro com o Senhor Ressuscitado. ‘Footprints’ pode contribuir para essa Nova Evangelização tão necessária para iluminar nossas sociedades e nossas consciências”, segundo citou Alexis Martínez em Catholic.net.

Com 89 minutos de duração, “o filme que caminha e ajuda a caminhar” -como disse seu diretor-, será apresentado nas cidades e países onde seja solicitado; e terá um fim social, já que uma porcentagem do que se obtenha nas exibições se destinará para ajudar as pessoas com dificuldades de mobilidade.

Espanha, Colômbia, Uruguai e Paraguai serão os primeiros países onde se apresentará o filme. O documentário foi dado a conhecer esta semana em Valência (Espanha). (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas