Gaudium news > Católicos na Índia protestam por demolição parcial da Catedral

Católicos na Índia protestam por demolição parcial da Catedral

Bombaim – Índia (Terça-feira, 09-08-2016, Gaudium Press) Os fiéis e o clero do estado de Andhra Pradesh, Índia, padecem neste momento uma marcada tensão com as autoridades locais por causa da demolição parcial da Catedral de São Pedro em Vijayawada, a qual não foi notificada às autoridades eclesiásticas e levada a cabo no meio da noite.

Católicos na Índia protestam por demolição parcial da Catedral.jpg

O Bispo de Vijayawada confirmou a Crux Now que as demolições afetaram um dos muros do complexo da Catedral e a Gruta mariana localizada no lugar. “Não houve nem transparência ao implementar a ampliação da rua, nem se deu nenhuma compensação, nem se outorgou nenhuma segurança”. O prelado lamentou que não se ouviu o clamor dos crentes e se continuou inclusive com as obras apesar das reclamações. “Isto é vergonhoso e totalmente equivocado e feriu nossos sentimentos religiosos”.

A polêmica ação, levada a cabo pela Corporação Municipal local, motivou um protesto de centenas de fiéis diante do templo, quando os funcionários retornaram ao lugar para terminar os trabalhos. Os católicos recordaram às autoridades que o templo tem anos de história, pelo qual exigiram que a rota da via que seria construída no lugar fosse modificada.

“Levando em conta a história do templo e sua proeminência, os oficiais deverão deixar a estrutura intacta”, explicou um dos fiéis, segundo informou Crux Now. “Eles levaram a cabo a demolição sem informar às autoridades eclesiásticas ou providenciar uma advertência”. Para conter a reação contra a medida, a polícia local estabeleceu uma barricada no lugar. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas