Gaudium news > Em Salvador, Jornada Arquidiocesana reúne ministros da Sagrada Comunhão

Em Salvador, Jornada Arquidiocesana reúne ministros da Sagrada Comunhão

Salvador – Bahia (Quinta-feira, 11-08-2016, Gaudium Press) O Colégio Antônio Vieira acolheu cerca de 1,4 mil ministros extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística neste domingo, 7 de agosto. Na ocasião, foi realizada a 8ª edição da Jornada Arquidiocesana, que teve como tema “Eucaristia: Pão da Misericórdia” (Jo 6, 51).

“Todos os anos nós fazemos esta jornada como parte da formação dos ministros. É um momento onde nós reunimos os ministros de toda a Arquidiocese e também é uma oportunidade de confraternização”, afirmou o diácono Augusto César Nascimento dos Anjos, membro da coordenação do encontro.

A programação do evento teve início com uma Santa Missa presidida pelo bispo auxiliar, Dom Gilson Andrade da Silva. Neste dia, o prelado lembrou a importância do serviço dos ministros, ressaltando o atendimento aos doentes das comunidades. “É um ministério de suplência, porque o ministro propriamente da Comunhão é o sacerdote, bem como também o diácono. Mas como nós não conseguimos chegar a todos, e para que a Sagrada Comunhão possa ser recebida por todos os fiéis, se instituiu na Igreja este ministério extraordinário, especialmente para o atendimento aos doentes e idosos que não têm a oportunidade de comungar aos domingos na Missa”, disse.

Após a cerimônia, houve a primeira conferência da Jornada Arquidiocesana, conduzida pelo Frei José Jorge Rocha. “Nós estamos neste Ano Santo da Misericórdia para descobrir, ou redescobrir, e valorizar exatamente isso: a prática da misericórdia no nosso cotidiano, na nossa vida. E certamente esses ministros extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística são também ministros da misericórdia, levando às pessoas esse consolo, esse alento que é Jesus vivo. Essa jornada se reveste de grande importância, revigora a vida individualmente dos ministros e ainda mais a vida da Igreja”, afirmou.

Mais tarde, ocorreu a segunda conferência, presidida pelo bispo auxiliar Dom Marco Eugênio Galrão.

O encontro promovido pela Arquidiocese de Salvador foi encerrado com um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento.

“Normalmente é o padre que convida aquelas pessoas que ele percebe que na comunidade têm uma devoção especial, um carinho especial para com a Eucaristia; que têm uma formação para poder, também, instruir os seus irmãos; têm zelo pela Palavra de Deus e zelo pela salvação das almas, especialmente pelo cuidado dos doentes. Então, são essas pessoas que são escolhidas de acordo com as necessidades da paróquia”, destacou Dom Gilson. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Salvador

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas