Gaudium news > Museu em Campinas oferece curso sobre introdução à história da Arte Sacra

Museu em Campinas oferece curso sobre introdução à história da Arte Sacra

Campinas – São Paulo (Sexta-feira, 12-08-2016, Gaudium Press) A Arquidiocese de Campinas, através do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra do município paulista, oferece um curso intitulado “Introdução à História da Arte Sacra”.

Gaudium Press.jpg

Embasado nas as manifestações artísticas, a arte produzida e influenciada pelo catolicismo configurada entre as mais plurais e longevas ao longo da história, desenvolvida através da Fé e da vivência dos fiéis, o curso busca apresentar conceitos e ideias introdutórias fundamentais à compreensão acerca da arte e iconografia sacra cristã.

Alguns elementos relacionados à história da Arte Sacra, europeus quanto brasileiros, também serão tratados, assim como a importante fundamentação da teologia na formação do patrimônio, uma vez que são essenciais para o complemento das aulas.

Entre os principais eixos temáticos a serem abordados estão os aspectos históricos, litúrgicos, teológicos e estéticos da arte sacra do período paleocristão ao contemporâneo, tanto nas artes visuais e na arquitetura; a imaginária sacra e a iconografia sacra, a iconografia dos santos, da Virgem Maria e do Cristo-estudos de caso; e elementos dos espaços de culto cristão.

Além disso, o curso se propõe a apresentar noções inicias da metodologia da história da arte, da teologia e da técnica artística, considerando que toda obra de arte sacra ou religiosa é composta por todos estes elementos.

As aulas acontecerão em todos os sábados, de 3 de setembro a 3 de dezembro, a partir das 9h30, com carga horária total de 280 horas. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Campinas

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas