Gaudium news > Ordenado o mais novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia

Ordenado o mais novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia

Divinópolis – Minas Gerais (Segunda-feira, 15-08-2016, Gaudium Press) A Diocese de Divinópolis celebrou no último dia 13 de agosto a ordenação do mais novo bispo auxiliar de Goiânia, o Monsenhor Moacir Arantes.

Gaudium Press.jpg

Na ocasião, milhares de fiéis e familiares do novo bispo diocesano estiveram presentes na cerimônia, que teve lugar na Matriz de São Bento, situada no município mineiro de Itapecerica.

A ordenação de Dom Moacir teve como ordenante o Bispo Emérito de Divinópolis, Dom José Belvino, e co-ordenantes o bispo Dom José Carlos, e o Arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz.

Além de centenas de presbíteros, a celebração contou com a presença de Dom Luis Carlos, Dom João Bosco, Dom Zicó, Dom Gil, Dom Mário, Dom Aristeu, Dom Tarcisio, Dom Miguel e do Secretário Geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner.

Em entrevista, Dom Moacir havia revelado que sentia o desejo de ser padre por volta dos 20 anos, segundo sua mãe, Irene Pinto de Araújo, de 86 anos. Então, aos 22, o religioso ingressou no seminário e assim, deu início à caminhada sacerdotal. “Levei um susto quando ele disse a primeira vez que ia ser padre”, contou.

Dom Moacir Arantes

Oriundo de Itapecerica, em Minas Gerais, o sacerdote foi ordenado diácono em fevereiro de 1999 e depois ordenado sacerdote em agosto do mesmo ano.

Formado em Filosofia e Teologia pela PUC de Belo Horizonte, o Padre Moacir desempenhou diversas funções ao longo de sua caminhada sacerdotal, como assessor diocesano da Pastoral da Juventude, em 1995; coordenador da Pastoral Vocacional entre os anos de 2001 a 2003; reitor do Seminário Diocesano de 2000 a 2003; diretor Espiritual no Seminário de Teologia de 2010 a 2014; e Conselheiro nas Equipes de Nossa Senhora de 1999 a 2016.

Já na CNBB, o presbítero exerceu o cargo de assessor eclesiástico da Pastoral Familiar do regional leste 2 entre 2011 e 2015. Atualmente, atua como assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas