Gaudium news > Semana Litúrgica Nacional Italiana recebe carta do Papa

Semana Litúrgica Nacional Italiana recebe carta do Papa

Roma – Itália (Segunda-feira, 22-08-2016, Gaudium Press) Em vista da 67ª Semana Litúrgica Nacional Italiana que começou nesta segunda-feira, 22, em Gubbio, o Papa Francisco enviou uma mensagem a Dom Claudio Maniago, bispo de Castellaneta.

A mensagem do Pontífice também foi endereçada aos colaboradores da CAL e a todos os participantes dessa jornada de estudos.

A escolha do lugar para a realização da Semana Litúrgica se deve pelos 1600 anos da Carta de Papa Inocêncio I a Decenzio, Bispo de Gubbio. Além disso, o evento acontece em consonância com o Ano Santo da Misericórdia.

Inspirada no tema “Liturgia como lugar da Misericórdia”, o encontro retoma a ideia de oferecer no contexto desse ano jubilar uma especial contribuição à Igreja italiana.

“Quando nos esforçamos em viver cada momento litúrgico ‘com um olhar fixo em Jesus e seu rosto misericordioso podemos colher o amor da Santíssima Trindade (…). Este amor se faz visível e tangível em toda a vida de Jesus (…). Tudo Nele fala da misericórdia. Nada Nele é privado de compaixão’ (Misericordiae Vultus, 8). Estas palavras me lembram o papa Leão Magno, em sua homilia na Ascensão: ‘O que é visível (e tangível) do nosso redentor passa pelos sacramentos’ (PL 54, 398)”, escreveu o Papa.

O Pontífice ressaltou ainda que “o dom da misericórdia, porém, resplandece de modo todo particular no sacramento da Penitência e Reconciliação. É reconciliado para reconciliar”.

“A misericórdia do Pai não pode se fechar em atitudes intimistas e auto consoladoras, porque ela se demonstra potente em renovar as pessoas e torná-las capazes de oferecer aos outros a experiência viva do próprio dom. Partindo da consciência que se é perdoado para perdoar, se é testemunha de misericórdia em qualquer ambiente suscitando o desejo de capacidade de perdão. Este é o desafio ao qual todos somos chamados, especialmente diante do rancor que as pessoas se fecham, aquelas que têm necessidade de reencontrar a alegria da serenidade interior e o gosto pela Paz”.

Sobre o rito de Penitência Sacramental, o Papa lembrou que “é percebido como expressão de uma ‘Igreja em saída’, como ‘porta’ não somente para reentrar depois de estar distante, mas como ‘passagem’ paras as várias periferias da humanidade sempre mais necessitadas de compaixão”.

Ainda conforme Francisco, “o encontro com a Misericórdia recriadora de Deus transforma todas as mulheres e homens para anunciar a vida nova do Evangelho através da existência reconciliada e reconciliadora”.

O Santo Padre fez votos de que as reflexões e celebrações da Semana Litúrgica “amadureçam sempre mais a compreensão da liturgia como ‘fons et culmen’ de uma vida eclesial e pessoal, cheia de misericórdia e compaixão, porque é constantemente formada pela escola do Evangelho”.

Concluindo, confiou à materna intercessão de Maria Santíssima, pedindo que rezem por ele e pelo serviço à Igreja, e enviou a todos os presentes uma especial bênção apostólica. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas