Gaudium news > No Rio, Madre Teresa de Calcutá inspira o “Jubileu Extraordinário da Vida Consagrada”

No Rio, Madre Teresa de Calcutá inspira o “Jubileu Extraordinário da Vida Consagrada”

Rio de Janeiro (Segunda-feira, 22-08-2016, Gaudium Press) O “Dia do Consagrado” foi celebrado em vários lugares do país neste domingo, 21 de agosto. Em meio ao Mês Vocacional, diversas comunidades realizaram atividades alusivas a este evento nacional.

Gaudium Press.jpg

Na Arquidiocese do Rio de Janeiro, as comemorações ainda não se deram por encerradas. No próximo dia 10 de setembro, haverá o “Jubileu Extraordinário da Vida Consagrada”. O encontro será a partir das 8h, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro.

O vigário episcopal para os Institutos de Vida Consagrada, Sociedades de Vida Apostólica, Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades, Dom Roberto Lopes, afirmou que o evento será também uma grande ação de graças pela canonização de Madre Teresa de Calcutá. Considerada uma das maiores consagradas do século XX, a religiosa será canonizada pelo Papa Francisco em 4 de setembro.

“Vamos realizar um belíssimo testemunho da vida consagrada. Esse consagrado que é chamado a ser profeta no mundo, a dar o testemunho do amor de Deus e do seu rosto misericordioso”, explicou Dom Roberto.

Hoje, a Arquidiocese do Rio conta com 100 congregações femininas, 78 masculinas e 48 novas comunidades.

No dia 10, os consagrados de todo o Rio de Janeiro terão a oportunidade de passar pela “Porta Santa”, na Catedral Metropolitana, acompanhados pelo Cardeal Orani João Tempesta.

Na ocasião, o Arcebispo presidirá a Santa Missa e conduzirá a inauguração da Imagem de Madre Teresa de Calcutá que foi doada pelo Governo da Albânia, terra natal da fundadora da Congregação das Missionárias da Caridade.

Ainda para este dia, Dom Roberto não apenas convocou as congregações, instituições e novas comunidades, mas também todas as pastorais, movimentos e os fiéis cariocas a participarem deste momento que celebrará a misericórdia de Deus na vida de todo consagrado.

“Como diz o Papa Francisco, nós, a vida consagrada, somos chamados para redescobrir a cada dia que somos depositários de um bem que humaniza, que ajuda a conduzir uma vida nova. O Papa nos convida a exercitar o olhar do coração porque o amor autêntico é sempre contemplativo, e esse olhar contemplativo de uma maneira particular neste ano nos faz enxergar, refletir e vivenciar o Ano Santo da Misericórdia, o rosto da misericórdia. E no dia 10 de setembro nós vamos estar realizando um belíssimo testemunho da vida consagrada na Arquidiocese do Rio”, concluiu Dom Roberto. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas