Gaudium news > São Leopoldo (RS) acolhe o Encontro de Formação do Laicato da CNBB

São Leopoldo (RS) acolhe o Encontro de Formação do Laicato da CNBB

São Leopoldo – Rio Grande do Sul (Sexta-feira, 26-08-2016, Gaudium Press) Entre os dias 20 e 21 de agosto, o regional Sul 3 da CNBB promoveu o Encontro de Formação do Laicato, na Casa Matriz de Diaconisas.

view (1).jpg

Com o tema central baseado no Documento 105 da CNBB, “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade: Sal da Terra e Luz do Mundo”, o evento teve a participação de representantes de cinco dioceses gaúchas, entre eles, o bispo de Cachoeira do Sul e referencial da Comissão do Laicato do regional Sul 3, Dom Remídio José Bohn.

Na ocasião, Dom Remídio concedeu uma entrevista à assessoria de comunicação do Regional Sul 3 sobre o encontro.

Segundo o bispo, o Documento 105 foi estudado pelos participantes. “É como uma luz para nossa caminhada de fé. Para mim foi uma bela surpresa para participar do encontro de formação. Senti nos participantes a alegria e a boa vontade em participar e contribuir com o reino de Deus”, disse.

Ao lembrar que fio condutor deste arquivo está no próprio título, “Cristãos leigos e leigas sal da terra e luz do mundo”, o prelado destacou que “os leigos são sujeitos que vivem a sua autonomia, mas em comunhão com a caminhada da Igreja”.

“A primeira vocação é o chamado por Deus para a vida. Nos identificamos como filhos amados e amados de Deus como cristãos. Como cristãos sentimos a corresponsabilidade de continuar a missão que Ele confiou. Todos os diversos chamados, vocações. A vocação para os ministérios ordenados, vida religiosa consagrada e a vocação do cristão leigo e leiga. Estes vivem a sua vocação no âmbito da comunidade, mas também na sociedade nas diversas situações do mundo, como, por exemplo, na educação, na cultura, na economia, na política etc”.

Sobre o aniversário de 40 anos do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Dom Remídio explicou que assim como está no Documento 105 da CNBB, o objetivo dos leigos “é viver como Igreja, povo de Deus, que quer realmente viver a sua vocação com dignidade e muito amor pela causa do Senhor, do Reino”.

No final da entrevista, o bispo de Cachoeira do Sul deixou uma mensagem para os leigos e leigas do regional Sul 3 da CNBB:

“Todos são chamados pelo amor de Deus, na sua infinita bondade e misericórdia, a ajudar na construção do Reino que Ele mesmo veio nos preparar. O reino que Ele deseja é o reino da paz, da união, da fraternidade, da justiça. Por isso, os cristãos leigos são Igreja, participantes, não uns para os outros, mas uns com os outros. Trabalhamos juntos, celebramos juntos e vivemos a nossa fé com muito amor, porque somos todos filhos do mesmo Pai, que nos ama e devemos nos sentir todos como irmãos e irmãs nessa família de Deus”, concluiu. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas