Gaudium news > Templo em cidade-fantasma dos EUA se converte em lugar de peregrinação

Templo em cidade-fantasma dos EUA se converte em lugar de peregrinação

Centralia – Estados Unidos (Segunda-feira, 29-08-2016, Gaudium Press) O último lugar onde uma pessoa esperaria encontrar uma comunidade católica florescente é em uma cidade abandonada. No entanto, o fato é real e se registra em Centralia, Pensilvânia, Estados Unidos, onde o templo da Assunção da Santíssima Virgem Maria da Igreja Greco Católica Ucraniana foi designado lugar sagrado de peregrinação pela Arquieparquia ucraniana católica da Filadélfia para o Jubileu da Misericórdia.

Gaudium Press.jpg

O dia 28 de agosto é uma festa muito importante para a Igreja greco católica ucraniana, já que no calendário juliano corresponde à Solenidade da Dormição da Santíssima Virgem e portanto a festa patronal do templo em Centralia. Apesar de que a cidade foi abandonada por causa de um desastre ecológico na década de 1970 e seu código postal removido da lista oficial, o Arcebispo Metropolitano Dom Stefan Soroka presidirá a Missa da peregrinação ao templo que conta com uma Porta Santa para ganhar a indulgência jubilar.

A comunidade desta particular paróquia segue ativa, apesar de que seus membros se dispersaram na região após a recolocação imposta pelas autoridades. Ao pertencer a uma Igreja Católica de rito oriental, os crentes preferem viajar e congregar-se juntos no templo. “Mais de 20 anos depois dos esforços de recolocação, nossos fiéis se mantêm extremamente fiéis”, comentou ao ‘The National Catholic Register’ o pároco, Padre Michael Hutsko. “As famílias que foram dispersas podem ainda encontrar um lugar para chamar de lar espiritual e socialmente”.

Centralia, depois de ser uma próspera localidade mineira, teve que ser evacuada quando umas veias subterrâneas de carbono se incendiaram em 1962 por causa dos resíduos de brasas acesas no enchimento de lixo local. O fogo permaneceu aceso durante décadas e causou o deslizamento de edificações e emanação de gases tóxicos, pelo qual se realocou a grande maioria de seus habitantes. O templo não teve que ser abandonado porque as escavações realizadas para avaliar os riscos revelaram que havia sido construído providencialmente sobre rocha sólida.

O Arcebispo Maior Patriarca Sviatoslav Shevchuk, Primaz da Igreja Greco Católica Ucraniana, visitou o templo e se maravilhou com este fato, de sua relação com a figura do Apóstolo São Pedro (sobre esta pedra edificarei minha Igreja) e de que uma comunidade paroquial pequena e apartada pudesse inclusive gerar vocações que serviriam a Igreja em territórios tão distantes como Argentina. O Patriarca expressou sua sensação de que o terreno do templo era especialmente sagrado e determinou que deveria ser destino de peregrinação para que mais pessoas pudessem experimentá-lo. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas