Gaudium news > A história da Igreja de Goiás é tema de encontro de bispos da CNBB

A história da Igreja de Goiás é tema de encontro de bispos da CNBB

Goiânia – Goiás (Quarta-feira, 31-08-2016, Gaudium Press) A Diocese de Goiás realizou entre os dias 22 e 25 de agosto a 35ª edição do Encontro Regional de Presbíteros. Inspirado no tema “Presbíteros em missão: memória no Centro-Oeste” e no lema “No coração da Igreja serei o amor”, o evento foi organizado pela Comissão Regional de Presbíteros do Centro-Oeste da CNBB e reuniu cerca de 71 padres das 13 dioceses do regional.

Gaudium Press.jpg

Ao longo do encontro, houve um momento em que os sacerdotes fizeram um resgate histórico dos 270 anos da presença dos padres na Igreja do Centro-Oeste, por meio de dados, fotografias, textos e testemunhos.

Na ocasião, o coordenador da Comissão Regional de Presbíteros do Centro-Oeste, Padre Mauro Francisco dos Santos, destacou que as abordagens são fundamentais para os presbíteros de hoje poderem continuar entusiasmados no compromisso de evangelizar.

“Não estudamos a história da Igreja em Goiás apenas para recordar, mas para ler a realidade atual como fruto de um processo, de uma tradição e um caminho percorrido por tantos padres e hoje temos o compromisso de continuar”, explicou o Padre Mauro.

Por sua vez, o Padre Francisco Soares, representando a Diocese de Anápolis, observou que “apesar de tudo ter sido mais difícil em uma época em que havia escassa comunicação e meios de transporte, nos motiva a perseverança no ministério e a fidelidade desses sacerdotes à Igreja”.

“Conhecer o passado é indispensável para viver o presente e preparar a Igreja do futuro”

Segundo o Padre Celismar Moreira de Oliveira, da Diocese de Goiás, o Encontro Regional de Presbíteros possibilitou a renovação da Fé e esperança, uma vez que o evento foi um momento de troca de experiências e de ajuda mútua.

Sobre o tema deste ano, o Padre Celismar ressaltou que era importante ser discutido, porque “conhecer o passado é indispensável para viver o presente e preparar a Igreja do futuro”.

Já o Padre Márcio Celestino da Silva, da Arquidiocese de Goiânia, descreveu a história da Igreja no Estado de Goiás como um elemento fundamental para a espiritualidade presbiteral.

“Trabalhar todos os dias para o êxito final é atitude de sábio”

O 35º Encontro Regional de Presbíteros foi encerrado com uma Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, na Catedral de Santana.

Em sua homilia, Dom Washington convidou os sacerdotes a terem uma atitude de vigilância pelo encontro com Deus na oração, nos sacramentos e com as pessoas nas comunidades. “Trabalhar todos os dias para o êxito final é atitude de sábio. Estar atento não significa viver com temor, menos ainda com angústia, mas com seriedade. Porque todos queremos ouvir, no final, as palavras de Jesus: ‘Muito bem servo bom e fiel, entra no gozo de teu Senhor'”.

Após a cerimônia, teve início uma procissão do lado de dentro da Catedral de Santana com as relíquias de Dom Prudêncio, bispo diocesano de Goiás de 1908 a 1921.

O próximo Encontro Regional de Presbíteros vai acontecer na Diocese de Luziânia, nos dias 29 a 31 de agosto de 2017. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas