Gaudium news > Clínica de Música Sacra na Diocese de Lincoln, EUA: apreciar e perseguir a beleza

Clínica de Música Sacra na Diocese de Lincoln, EUA: apreciar e perseguir a beleza

Lincoln – Estados Unidos (Segunda-feira, 05-09-2016, Gaudium Press) A Diocese de Lincoln, Estados Unidos promove o que poderia se chamar um interessante laboratório litúrgico: desde janeiro de 2016 o Bispo colocou em prática um plano pastoral para incorporar o canto litúrgico em todas as paróquias. Para isto se dispôs que os fiéis aprendam a entoar as partes cantadas em inglês para depois acrescentar o ‘Kyrie’, ‘Sanctus’ e o ‘Agnus Dei’ da Missa ‘Iubilate Deo’. A meta é unificar um Livro de Cânticos Diocesano no Advento de 2017 e melhorar notavelmente a interpretação da música sacra em todos os templos.

Algo evidente nesta iniciativa do Bispo, Dom John Doerfler, é a magnitude de sua intenção e os inumeráveis obstáculos que devem ser empregados, desde a adequada catequese dos fiéis até as necessidades que devem satisfazer-se para cumprir este propósito. Como um dos passos iniciais deste processo, a Diocese convocou a uma Clínica de Música Sacra, uma jornada para motivar e educar aos músicos da Diocese na apreciação da beleza que devem perseguir para o Culto Divino.

Dom Doerfler enviou pessoalmente um convite a cada um dos músicos de cada paróquia e se obteve uma participação de mais de 230 profissionais, que atenderam as conversas de especialistas na Liturgia, Música Sacra e Beleza a serviço da Evangelização, entre os quais se destacam o Padre Michael Zimmer, Mestre de Cerimônias da Diocese, a Professora de Música da Catedral, Jessica Ligon, o Diretor de Música do Seminário de Nossa Senhora de Guadalupe, Nicholas Lemme e a Diretora do Coro da Catedral, Amy Flamminio.

O Bispo destacou a importância do chamado em suas palavras de boas vindas aos músicos. “Cantar a Missa não é fácil”, expôs. “Mas nos reunimos em ocasiões como esta para aprender a realizar o mistério da Missa do mais belo possível. A fazer um dom de nós mesmos, dando a Deus nosso melhor esforço, nossa melhor música e nossa confiança”. O prelado reconheceu que a muitos inicialmente nos parecerá possível implementar os cantos, antífonas e polifonias em seu ambiente local, mas aconselhou começar com pequenos passos. “Começar pelo início, com pequenos passos e confiar no Senhor, enquanto nos guia a Adorá-lo com beleza”.

O exemplo da celebração litúrgica buscada pelo prelado e a motivação dos diferentes temas abordados motivaram em alguns dos presentes o descobrimento da visão da Igreja sobre a beleza. A jornada dotou os músicos -todos eles voluntários- de ferramentas para iniciar o processo de acordo com as condições particulares de cada paróquia e solucionou dúvidas sobre a gradualidade com a qual se irá avançando na rota assinalada pelo Bispo. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas