Gaudium news > Sacerdotes da Arquidiocese de Maceió participam de retiro em Aparecida

Sacerdotes da Arquidiocese de Maceió participam de retiro em Aparecida

Aparecida – São Paulo (Terça-feira, 06-09-2016, Gaudium Press) O Clero arquidiocesano esteve reunido entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro em Aparecida para seu Retiro Anual, que teve como pregador o Arcebispo Dom Antônio Muniz Fernandes.

Gaudium Press.jpg

O encontro teve início com a Santa Missa na Capela do complexo Cidade do Romeiro. Na ocasião, Dom Antônio, ao citar a parábola das dez virgens (Mt 25, 1-13), motivou os sacerdotes e diáconos a pensarem como está a sua reserva de óleo para a volta do Noivo.

“É preciso ver bem e analisar muito detalhadamente qual a reserva de óleo que temos. O óleo está fraco? Está falsificado? Ora, não restam dúvidas que um dia o Noivo, Jesus Cristo, há de vir, e já dizemos Maranathá. Daí é preciso ver como anda o óleo da nossa vocação a fim de que quando Ele chegar encontre nossa lamparina acesa, assim como fizeram as virgens previdentes”, disse.

Em meio a um clima de espiritualidade, o retiro contou com uma programação extensa, com a realização de várias atividades como a Santa Missa, Oração Litúrgica das Horas, Santo Terço, Via-Sacra, Adoração ao Santíssimo Sacramento e Celebração Penitencial.

Além disso, o evento foi motivado pelas reflexões do pregador que, inspirado pelos textos da Sagrada Escritura, possibilitou aos retirantes um itinerário de Fé e renovação espiritual.

“É interessante notar que se trilharmos o caminho de Betsaida até Jericó ou de Jericó até Betsaida o ponto central será sempre a cruz. Por isso, devemos pensar: no caminho do deserto a cruz não deve ser vista como um acidente de percurso, mas sim como um objetivo. Ela nos ajuda na mística, um caminho de ascese que vai gerar a fé e a fé cura nossas ‘cegueiras espirituais’. Não é à toa que Marcos apresenta no início e no final da perícopa a presença de um cego”, refletiu o Arcebispo de Maceió.

Dom Antônio Muniz aproveitou o momento para partilhar sobre alguns aspectos espirituais do profeta Elias, Santa Terezinha do Menino Jesus e Santa Tereza D’Avila.

Padre Fernando Antônio Bezerra, um dos representantes do Clero, fez os agradecimentos ao prelado em nome dos demais sacerdotes. “Ficamos surpresos com Dom Antônio pregando nosso retiro, surpresos porque não sabíamos quem seria o pregador, mas não surpresos com sua sabedoria, com uma sólida formação bíblica. Agradecemos de coração porque, nestes dias, como diz Santa Terezinha, pudemos encontrar o ‘Amor de todo o amor'”, comentou.

O retiro foi concluído com uma celebração eucarística, na manhã desta sexta-feira, 2, no Santuário Nacional de Aparecida, presidida pelo próprio Dom Antônio Muniz e concelebrada por alguns padres do Clero arquidiocesano. Em seguida, houve a consagração a Padroeira do Brasil. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Maceió

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas