Gaudium news > Congresso Mariológico Internacional 2016 em Fátima: Papa associa-se ao evento

Congresso Mariológico Internacional 2016 em Fátima: Papa associa-se ao evento

Fátima – Portugal (Terça-feira, 06/09/2016, Gaudium Press) – O Congresso Mariológico Internacional 2016, inicia-se hoje no Santuário de Fátima, em Portugal, e prossegue até dia 11 de setembro tendo como tema: ‘Acontecimentos de Fátima cem anos depois. História, mensagem e atualidade’.

24-congresso-mariologico-mariano-internacional.jpg

A propósito dessa iniciativa, o Santuário de Fátima divulgou uma mensagem do Papa Francisco onde ele afirma ser o Congresso Mariológico “um evento de singular importância” para “promover o culto mariano na Igreja Católica”.

Francisco manifestou também sua esperança de que estes dias de oração, meditação e reflexão permitam aos estudiosos presentes no Congresso e a todos os participantes trazer uma “nova” luz sobre a “inspiração” que a figura de Maria pode trazer ao mundo, nas atuais “circunstâncias do nosso tempo”.

Durante a realização do evento estarão reunidos especialistas e estudiosos do culto a Nossa Senhora. Ele será presidido pelo cardeal português D. José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos e enviado especial do Papa a Fátima, para o encontro.

Mensagem e saudação

Em sua carta mensagem dirigida a Dom José Saraiva Martins, Francisco faz votos de que ele consiga, em nome da Santa Sé, “falar sobre a Mãe de Jesus” a todos os participantes e “exortar todos a renovarem a vida espiritual” de acordo com “as necessidades espirituais deste tempo”.

O Pontífice envia também uma especial saudação a Dom Antônio Marto, bispo de Leiria-Fátima, bem como a todos os membros do clero, das comunidades cristãs e ainda para as autoridades civis que acorrerem ao santuário para o congresso.

Para concluir sua Mensagem, Francisco afirmou: “Confiamos todos à nossa oração e convidamos todos a que se empenhem em guardar mais diligentemente o preceito da caridade na vida de cada dia, seguindo fielmente o claro exemplo da Mãe da Igreja”.

O Congresso

O 24.º Congresso Mariológico Internacional é promovido pela Pontifícia Academia Mariana em colaboração com o Santuário de Fátima e com as sociedades mariológicas de diversos países.

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima acolhe a sessão de abertura marcada para as 16h00.

O Congresso está inserido no programa de celebrações do Centenário das Aparições na Cova da Iria.

A Secretaria de Comunicações do Santuário explica que nele serão “apresentados e discutidos os resultados de um estudo rigoroso, crítico e atualizado da documentação inerente à história do evento ocorrido em Fátima”.

Os participantes vão procurar definir linhas de investigação “para o estudo e aprofundamento da mensagem de Fátima que, pelos seus densos conteúdos, representa uma ‘profecia’ repleta de esperança para a Igreja, a humanidade e o mundo contemporâneo”.

Este Congresso Mariano é considerado como o mais importante momento internacional de reflexão na área da mariologia, e no que toca ao acontecimento de Fátima. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas